15 outubro 2007

a única conclusão a tirar

A opinião pública é o motor de uma democracia. Ela é o resultado do princípio da liberdade de expressão que também é inerente à democracia. Porém, ao final de 33 anos de liberdade de expressão e de democracia no país, qual é a visão da opinião pública acerca do próprio país?

A opinião pública pensa que Portugal é um dos países menos desenvolvidos do mundo - na melhor das hipóteses, está a meio da tabela. A opinião pública pensa também que, em termos relativos face aos outros países do mundo, Portugal é hoje mais desenvolvido do que era em 1974. A opinião pública acha que o regime do Estado Novo contribuiu para empobrecer Portugal. A opinião pública considera que Portugal é um país onde as pessoas são geralmente mal tratadas. E olha também Portugal como um país muito corrupto - talvez dos mais corruptos do mundo. A opinião pública considera ainda que Portugal tem excesso de funcionários públicos - uma burocracia que excede largamente a da generalidade dos outros países do mundo.

A opinião pública em Portugal considera muitas outras coisas. Porém, com base nas estatísticas que ao longo do último mês tenho vindo a citar, a opinião pública em Portugal tende a representar o país, não mais ou menos como ele é, mas exactamente ao contrário daquilo que ele é.

Se a opinião pública tende a identificar-se com a opinião maioritária, e se a opinião maioritária é que governa um país em regime democrático, provavelmente, a única conclusão a tirar é que este país não é governável em democracia.

Sem comentários: