24 outubro 2007

Niagara Falls

Num post que publiquei há cerca de um mês, afirmei que se todos os funcionários públicos portugueses fossem transferidos, por troca, para um país como o Canadá, em breve seriam deitados às cataratas do Niagara pela população em revolta - e seriam atirados às cataratas julgando genuinamente que estavam a cumprir as suas funções.

Não é fácil explicar a uma pessoa que existem no mundo outras formas de olhar a vida, fazer as coisas, racionalizar os acontecimentos e actuar perante eles - e que a nossa não é a única. Por isso, quando numa cultura, se importam instituições de outra cultura é praticamente certo que as coisas não vão resultar.

A democracia de sufrágio universal é uma instituição de cultura protestante - não de cultura católica. Quando importada num país católico, todos os dias as pessoas vão adoptar comportamentos, com a maior naturalidade - porque são os comportamentos a que estão habituadas -, que, não obstante, contribuem constantemente para minar as bases da democracia - até ao colapso final.

Sem comentários: