
São consideráveis as diferenças culturais que separam as duas cidades e eu vou servir-me de um exemplo pertencente àquela faixa de situações da vida que fazem a diferença no que concerne à maior liberdade que existe na cultura católica por oposição à cultura protestante, que é a sua tolerância ao pecado.
Na Província do Ontario e, portanto, em Ottawa, as bebidas alcoólicas só podem ser vendidas em lojas pertencentes ao Estado - neste caso, ao Governo da Província - sendo proibida a sua venda em lojas, supermercados ou quaisquer outros estabelecimentos privados. Pelo contrário, na Província do Québec e, portanto, em Hull, a venda é livre em estabelecimentos privados (exactamente como em Portugal).
Na Província do Ontario e, portanto em Ottawa, os impostos provinciais sobre as bebidas alcoólicas são muito elevados, tornando o seu preço às vezes proibitivo. Pelo contrário, na Província do Québec e, portanto em Hull, os impostos são baixos e os preços das bebidas alcoólicas muito mais acessíveis. Claro, muitos habitantes de Ottawa atravessam a ponte e vão abastecer-se a Hull, tal como os portugueses de fronteira vão abastecer-se de gasolina e outros bens a Espanha.
Na Província do Ontario e, portanto, em Ottawa, é proibida a venda de bebidas alcoólicas nos restaurantes e outros estabelecimentos similares (hoteis, discotecas, etc.) a partir da uma hora da manhã. No Québec e, portanto, em Hull, não existe tal proibição. Por isso, quando um grupo de amigos habitando em Ottawa decide juntar-se para uma festa, ou vai logo directamente para Hull, ou então janta em Ottawa e, cerca da uma da manhã, muda-se para Hull. Até porque Hull também possui um casino, algo que seria dificilmente concebível na muito selecta cidade de Ottawa.
Sem comentários:
Enviar um comentário