25 setembro 2007

Simples


Em relação à questão do rui a. no post anterior:

Primeiro, quando em 1974, caíu o Estado Novo, nós éramos, em termos relativos face à Europa Ocidental, mais ricos, em termos de PIB per capita, do que somos hoje. Por outras palavras, desde então, Portugal progrediu, mas os países da Europa Ocidental progrediram também e um pouco mais até, de modo que, em relação a eles, nós somos hoje um pouco mais pobres.

Segundo, nós não éramos na altura nem somos hoje um país subdesenvolvido. Na realidade, somos - em termos do Índice de Desenvolvimento Humano que foi criado pela ONU há cerca de vinte anos - o 28º país mais desenvolvido do mundo (entre 200), isto é, estamos no top 14%.

Terceiro, mas então como explicar essa ideia generalizada de que somos um país subdesenvolvido? Simples, obra de aspirantes a políticos, sobretudo intelectuais e universitários. Possuindo eles a autoridade para declamar os índices de desenvolvimento económico e social, mas também uma grande ambição para chegar ao poder, tirando de lá os que lá se encontram, nada mais eficaz do que passar a mensagem falsa de que o país é pior do que aquilo que na realidade é - uma consequência da politização das universidades e do domínio da ideologia, a que me referi em posts anteriores.

Sem comentários: