09 dezembro 2005

debates

Acabaram os debates entre políticos.
A partir da campanha presidencial em curso, os debates televisivos decorrem entre os candidatos e os jornalistas. Cada qual enfrenta o seu opositor da comunicação social, frente-a-frente, «olhos-nos-olhos», que, por sua vez, se esmera em argumentar, contra-argumentar, desdizer, isto é, em tentar arrasar o adversário.
De quando em vez, é tolerada uma troca de palavras entre os políticos. Obviamente sob rigorosa vigilância e controlada pelos relógios milimétricos dos senhores jornalistas. Não vão os homens fazê-los perder tempo e perderem-se naquilo que não interessa.
A troca de olhares entre os putativos representates da nação, também não é tida por conveniente. O que tem provocado alguns esgares caricatos e torcicolos passageiros.
Na verdade, mesmo tratando-se de candidatos presidenciais, a saloiice da classe política portuguesa não tem limites.

1 comentário:

rui disse...

efeitos perversos.
as pessoas "civilizadas" estão fartas de políticos, demagogos que só sabem fazer peixeirada, apesar de serem eles em quem vamos votar, que nos irão teoricamente representar. E como estão fartas disso, acabaram por permitir que os verdadeiros debates entre os políticos, sejam tutelados, moderados, controlados por jornalistas que se representam a si próprios, no interesse de manter o "espectáculo" a correr o mais "elevadamente" possível.
é uma aberração. é transformar o debate politico numa coisa asséptica que não é debate nem política democrática