(Continuação daqui)
24. A reputaçon
Uma das primeiras coisas que fiz foi divulgar no blogue a proposta farfalhuda que o Papá Encarnação me tinha feito à boca do julgamento, em que estava disposto a vender-me por cinco mil euros os crimes por que antes me pedira 100 mil, a reputação da Cuatrecasas e do seu director incluídas. O post tinha o título "a preço de saldo".
Em breve o JN estava a fazer um artigo de página inteira acerca do julgamento em que, sob o título "Paulo Rangel exige dinheiro a Pedro Arroja por ofensas", a certa altura escrevia:
"Paulo Rangel e o escritório de advogados apresentaram queixa-crime por difamação e ofensa a pessoa colectiva. Pedro Arroja está a ser julgado no Tribunal de Matosinhos. Além da acusação do Ministério Público, enfrenta dois pedidos de indemnização cível de 50 mil euros cada - 100 mil euros no total.
"O economista já fez saber que recusou um acordo que previa o pagamento de cinco mil euros a uma instituição de caridade e um pedido de desculpas a Rangel e à Cuatrecasas. No julgamento tem procurado sustentar a sua versão: em 2015, Rangel e aquele gabinete de advogados travaram sem justificação aceitável o avanço do projecto".
A quem a coisa também não passou despercebida foi ao Silva dos Leitões que, dias depois, estava a falar para a Cuatrecasas. Depois de tratar do assunto que mais lhe interessava, que era o de saber se o Paulinho - era assim que ele tratava o Rangel, que conhecia desde jovem do Pê Ésse Dê de Bila Noba de Gaia - metia uns empenhos em Bruxelas para lhe arranjar uns dinheiritos para o seu negócio dos leitões, levantou mais uma questão antes mesmo de desligar o telefone:
-Pronto, senhor Silva... suponho que está tudo... posso desligar?
-A menina depois manda-me a conta de todos esses serbiços...
-Assim farei...
-Olhe, Leninha... gostei muito de falar consigo...só mais uma coisinha, por fabor...
-O que é?
-Eu queria comprar a reputaçon da bossa sociedade...a Quatro Casas...
-O quê!?... O senhor Silva enlouqueceu!?... comprar a reputação da Cuatrecasas, uma sociedade multinacional de advogados, com escritórios em mais de vinte países, e cem anos de existência?
-Será que a menina podia falar aos morcons dos espanhóis para saber quanto é que eles eston a pedir aí pela reputaçon?
-Oh senhor Silva... deixe-se disso...nem que o senhor vendesse leitões toda a sua vida alguma vez conseguiria comprar a reputação da nossa sociedade...a Cuatrecasas é uma marca internacional que vale centenas de milhões de euros...
-Mas olhe que eu bi na internet, Leninha...quer-se dizer... nos blogues...
-Mas o senhor também lê blogues?
-Sim, menina... bi nos blogues...é um senhor que tem um nome em estrangeiro...deixe cá ber se eu me lembro, menina... Píter ...agora esta parte é que é mais difícil...Troueeee...
-Peter Throw?
-A menina conhece?...
-Sim, sim...Peter Throw ...Throw...o senhor tem de meter a língua entre os dentes...Th...Th...
-Tenho de meter a língua onde, menina...?
-Entre os dentes...Throw...Throw...
-Ai... a menina é ton safadona, carago...Troueeee...Troueeee... onde é que eu tenho de meter a língua, Leninha...?
-Mas, afinal, o senhor viu o quê nos blogues?
-Bi que o preço da bossa reputaçon era muito baixo, menina...uma pechincha...
-Quanto é que viu, senhor Silva?
-Cinco mil euros, Leninha...é um preço do carago....non é preciso bender muito leiton...
-Como assim?
-Bi sim, menina... palavra que bi, carago...bi nos blogues... do senhor Troueeee... Troueeee...onde é que tenho de meter a língua, Leninha?... juro que bi... cinco mil euros, carago...
-Não posso crer...
-De maneiras que se o Paulinho me arranjar aí mais uns dinheiritos do Portugal Binte-binte...fica metade pra bocêses ... e eu compro essa merda da bossa reputaçon ou lá o que isso é, carago!
(Continua acolá)

Sem comentários:
Enviar um comentário