Aquilo que deu origem ao movimento do Post-liberalismo nos EUA - o qual nasceu por volta de 2016 -, foi a constatação por parte de alguns intelectuais americanos - tornada possível pela publicação do Catecismo da Igreja Católica em 1992 - que a doutrina católica não se limita à teologia e à moral. Ela vai bem além disso propondo um verdadeiro modelo de vida em sociedade.
O Post-liberalismo surge assim como um movimento de ideias cuja tradução política consiste em aproximar o modelo americano de sociedade, possuindo uma inspiração calvinista e assente na democracia-liberal e no capitalismo, no modelo católico de sociedade, tal como ele emana do Catecismo.
E que modelo católico é esse?
Eu próprio procurei explicitar esse modelo, sobretudo na sua dimensão económica, num artigo que apresentei numa conferência sobre Comunicação da Igreja que teve lugar na Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma, em Abril de 2010.
O artigo tem o título "The Pendulum - Towards an Economic Theory of the Catholic Society", que pulicarei em tradução portuguesa nos posts que se seguem, acrescentando os ênfases, que não fazem parte do original.
No artigo, eu distingo entre três modelos de sociedade, o modelo socialista (de origem luterana e germânica), o modelo liberal ou capitalista (de origem calvinista e britânica) e o modelo católico, que emana do Catecismo da Igreja Católica.
À luz desta distinção, o movimento do Post-liberalismo na América visa fazer convergir o modelo liberal ou capitalista que predomina no país em direcção a um modelo de vida mais católico.
(Continua acolá)

Sem comentários:
Enviar um comentário