(Continuação daqui)
63. Uma velha chata
É altura de perguntar:
-Afinal, a Igreja Católica é o demónio que deixou a América Latina pobre e um sistema de justiça inquisitorial nos países sujeitos à sua influência de séculos, ou a santa que inspira a maior revolução, a seguir à queda do muro de Berlim, trazida pela nova Administração Trump?
Quem procurar analisar a Igreja Católica em termos racionais - obedecendo ao mais importante atributo da racionalidade, que é a coerência, - nunca compreenderá a Igreja Católica. Na realidade, vai acontecer pior do que isso, vai rejeitá-la porque vai encontrar muitos pecados e pecadores onde esperava encontrar santidade e santos.
A resposta á questão anterior é: as duas coisas ao mesmo tempo. A Igreja é tudo e o seu contrário, tudo aquilo que há no mundo, e o seu contrário, existe na Igreja Católica, até padres ateus (cf. aqui).
Num post de 2010 e que citei em baixo, resumi aquilo que é a Igreja:
"Imagine uma rocha ou uma pedra muito grande e com muitas faces, portanto também com muitas arestas e com muitos vértices. Imagine, em seguida essa pedra erecta, assente sobre um dos seus vértices. É uma posição de equilíbrio muito difícil de atingir e de manter, mas ainda assim possível. Um homem que se aproxime de um dos lados e lhe dê um sopro, ainda que delicado, numa face e a pedra cairá para o outro lado. Para que tal não aconteça é necessário que em posição exactamente simétrica, um outro homem lhe dê um sopro com igual delicadeza para manter a pedra de pé. Imagine agora muitos homens a fazer como o primeiro e outros tantos a fazer como o segundo, e a pedra sempre de pé, apenas assente sobre um dos seus vértices. Um pequeno descuido, uma pequena força a mais de um dos lados, e a pedra cai.
É esta a imagem da Igreja Católica - e, no entanto, ela nunca caiu -, um equilíbrio delicado entre uma infinidade de forças opostas, entre o bem e o mal, a igualdade e a diferença, a autoridade e a anarquia, o homem e a comunidade, a liberdade e a escravidão, o amor e o ódio, o egoísmo e a caridade, o preto e o branco, a inovação e a tradição, o crente e o ateu, a verdade e a mentira ... entre Deus e o diabo. A Igreja Católica é uma instituição extraordinária, a mais extraordinária instituição que a humanidade jamais conheceu". (cf.
aqui)
A Igreja que vem da América apresenta-se com a face de uma mulher jovem, vigorosa e sedutora (cf. aqui) que acabará por varrer a imagem que ela tem na Europa - a de uma velha chata e talvez também corrupta.
(Continua acolá)
Sem comentários:
Enviar um comentário