(Continuação daqui)
56. A descobrir
A Igreja Católica é a maior comunidade do mundo, reunindo cerca de bilião e meio de almas, mais de 20% da população mundial, juntando mesma comunidade pessoas das mais variadas, raças, línguas, países e culturas.
Os EUA que, por virtude da sua prosperidade económica, atraíram igualmente pessoas de todo o mundo, com as mais variadas culturas, estão agora a descobrir que para governar um país assim com tantas culturas diferentes - na realidade, para lhe dar a este país um verdadeiro sentido de comunidade - só existe uma solução, que a Igreja Católica há muito descobriu e que expõe publicamente a quem quiser olhar para ela.
Trata-se de um modelo de governação que reúne todos os poderes sob a autoridade suprema e absoluta de um só homem. A Igreja descreve esse poder assim:
882. O Papa, bispo de Roma e sucessor de S. Pedro, «é princípio perpétuo e visível, e fundamento da unidade que liga, entre si, tanto os bispos como a multidão dos fiéis» (408). Com efeito, em virtude do seu cargo de vigário de Cristo e pastor de toda a Igreja, o pontífice romano tem sobre a mesma Igreja um poder pleno, supremo e universal, que pode sempre livremente exercer» (cf. aqui).
(Continua acolá)

Sem comentários:
Enviar um comentário