22 fevereiro 2025

LIBERALISMO

 


John Locke

LIBERALISMO

Resumir numa frase o que é o liberalismo é muito simples:

É o sistema político baseado nos direitos naturais dos cidadãos, na igualdade perante a Lei e no Estado de direito.

A propriedade privada, o livre mercado e a rejeição da interferência do Estado na economia e na vida pessoal, emergem naturalmente nos Estados liberais. O capitalismo é o sistema económico do liberalismo, mas devemos realçar que pode coexistir em sociedades autocráticas, como a China, que não reconhecem os direitos inalienáveis dos seres humanos.

Pelo contrário, o socialismo nunca pode existir numa sociedade liberal, porque rejeita a liberdade e a propriedade.

Há algum requisito essencial que precede e fundamenta o liberalismo? Creio que sim, esse requisito é a VERDADE — o reconhecimento da realidade.

A identidade de um “existente” é a soma dos seus atributos ou características e ‹‹a verdade é o reconhecimento de que A é A. Uma folha não pode ser uma pedra, não pode ser vermelha e verde em simultâneo… ›› (Ayn Rand).

No niilismo não há verdades absolutas e, como Nietzsche alertou, na ausência da verdade abrem-se as portas a todas as formas de iliberalismo, das autocracias às ditaduras.

O liberalismo não floresce em sociedades que abraçam o niilismo porque as próprias definições em que assenta se tornam fluidas até caírem no pântano. O que são direitos? O que é a igualdade? O que é a Lei?

Um homem pode ser uma mulher? Dois homens ou duas mulheres podem ser um casal? As pessoas saudáveis podem ser doentes? O arrefecimento pode ser aquecimento? O nazismo pode ser democrático?

Aceitar estas violações da identidade é profundamente iliberal e um partido político que as abrace só se pode designar liberal numa perspectiva relativista, em que o corpo ideológico do liberalismo seja amputado de partes fundacionais. Tal como um homem para se tornar mulher também ter de ser amputado de algumas partes e, mesmo assim, continua a ser homem.

Igualmente, um partido que rejeite a verdade continua a ser absoluto e antidemocrático porque esse é o seu genótipo. Nunca será liberal.


Sem comentários: