16 janeiro 2025

Almirante Gouveia e Melo (62)

 (Continuação daqui)



62. Amigos


No passado mês de Dezembro o semanário Tal & Qual fez uma capa em que associava o Almirante Gouveia e Melo à Maçonaria, com um artigo de página inteira no interior.

O Almirante reagiu com um firme desmentido no site da Marinha (cf. aqui) e até fez queixa do jornal à ERC. Na semana seguinte, o semanário voltou ao assunto dizendo que o Almirante era uma queixinhas (cf. aqui).

No início deste mês foi a vez de dois ex-dirigentes maçónicos virem a público anunciar o lançamento de um Movimento de apoio à candidatura do Almirante à Presidência da República. Diziam-se amigos do Almirante e, perguntados se o Almirante aprovava a iniciativa, acabaram por admitir que ele nunca tinha sido consultado e que até ficou um pouco "aborrecido" ao tomar conhecimento dela (cf. aqui)

Esta semana foi concretizado esse Movimento de Apoio que não pôde, no entanto, utilizar na sua designação social o nome do Almirante, seguramente porque este não permitiu (cf. aqui).

Num país de forte tradição católica como é Portugal, a Maçonaria é uma instituição altamente impopular. A Igreja Católica proíbe mesmo os seus fieis de pertencerem à Maçonaria (cf. aqui).

Conclusão:

-Com amigos destes, o Almirante não precisa de inimigos.


(Continua acolá)

Sem comentários: