(Continuação daqui)
XXIV. Misterioso
Salazar, embora não sendo um militar, foi posto no poder por uma ditadura militar, com destaque para o General Domingos de Oliveira, de quem foi Ministro das Finanças. Salazar, que era um admirador das "virtudes militares" considerava o "problema financeiro" o problema prioritário do país no início dos anos 30 quando assumiu as rédeas do poder.
O General Augusto Pinochet no Chile e o Generalíssimo Franco em Espanha foram postos no poder, tal como Salazar, por regimes militares, e também consideravam a economia a prioridade das prioridades.
Os três governantes operaram nos seus respectivos países verdadeiros milagres económicos. O caso mais recente - o Chile de Pinochet - tornou-se sob a liderança do General o país mais desenvolvido da América Latina, uma posição que ainda hoje mantém, sendo o único país da América Latina com um índice de desenvolvimento semelhante ao português (cf. aqui, posições 42ª e 44ª).
O Almirante Gouveia e Melo, ao contrário dos três governantes anteriores, não vai ser posto no poder por um regime militar, mas pelo voto democrático dos portugueses, e neste aspecto ele é diferente dos anteriores. Os seus poderes serão também muito mais restritos que os de Salazar, Franco ou Pinochet.
Porém, existe uma semelhança intrigante entre todos eles. À semelhança dos outros, o Almirante Gouveia e Melo também dá prioridade à Economia (cf. aqui).
O que é que haverá de misterioso na formação dos militares para, quando olham para a governação dos seus respectivos países, darem prioridade à Economia?
Sem comentários:
Enviar um comentário