Os portugueses passaram os últimos 100 anos num regime de “liberdade condicional”. De 1923 a 1974 com o salazarismo e de 1974 à actualidade com o socialismo/comunismo.
Não têm qualquer experiência de serem pessoas livres, responsáveis pelo seu próprio destino. Não criaram laços emocionais com a liberdade e, por esse motivo, comportam-se de forma submissa ao poder discricionário do Estado.
Esse poder discricionário e intrusivo manifesta-se em todos os aspectos da vida, “do berço até à cova” de forma sufocante. Tragicamente, os portugueses sentiam-se mais livres antes do 25 de Abril porque o Estado não tinha a omnipresença de hoje. Esta situação, de certo modo paradoxal, é responsável por um saudosismo atávico que parte do pressuposto de que no antigamente é que era bom.
Para sermos mais livres temos de sonhar com a liberdade desde a infância e este concurso destina-se a criar contos que inspirem o gosto pela liberdade. A liberdade que assegure a vida, a propriedade e a busca da felicidade.
A verdadeira felicidade que resulta de uma vida com um propósito que realize todo o potencial humano.
REGULAMENTO
Todas as histórias submetidas a concurso terão de ser originais, redigidas em português, (e em qualquer outra língua, desde que acompanhadas da respectiva tradução) e não ultrapassar as 2.000 palavras.
Podem ser acompanhadas de ilustrações.
Qualquer pessoa, de qualquer idade ou condição pode concorrer.
Os contos terão de ser remetidos (em .pdf) para o email: jsacouto@icloud.com até ao dia 20 de Dezembro de 2024.
Ao submeter o conto, este entra imediatamente no Domínio Público, devendo ser reconhecida a sua autoria, sempre que a obra seja citada ou reproduzida.
O vencedor será anunciado no dia 25 de Dezembro de 2024, pelo promotor desta iniciativa – Joaquim Sá Couto – que assumirá a responsabilidade pela decisão final quanto ao Primeiro Prémio.
Os contos poderão ser selecionados para divulgação nas redes sociais, com atribuição do autor.
Haverá dois prémios.
O Primeiro Prémio será o valor de uma assinatura anual do Audible.
O Segundo Prémio (todos os contos serão aqui publicados - para escolha pelo público), escolhido pelos leitores, será uma conversa online, em modo tutorial, com Joaquim Couto, sobre como publicar na Amazon Publishing autonomamente.
A partir de hoje, podes começar a escolher o tema e escrever!
Fico à espera!
A título de exemplo (não está a concurso) podes ler este pequeno conto da minha autoria.
Joaquim Couto
https://x.com/joaquimsacouto
Sem comentários:
Enviar um comentário