(Continuação daqui)
Eis a diferença entre uma CPI nos EUA e uma CPI em Portugal (a comparação pode ser feita com a CPI às gémeas brasileiras): cf. aqui.
A primeira é que nos EUA a CPI refere-se a acontecimentos passados há dias, enquanto em Portugal se refere a acontecimentos passados há anos. A segunda é que em cinco minutos fica tudo esclarecido. Mas a principal é que nos EUA não é admitido bullshit, ao passo que as CPI's em Portugal são só bullshit.
A diferença tem um carácter mais geral e reflecte a cultura democrática da América face à falta dessa cultura em Portugal. Trata-se da maneira como é tratada nos EUA uma alta funcionária do Estado que falhou no exercício das suas funções (no caso, a chefe dos serviços secretos) e a maneira como ela é tratada em Portugal, de que o exemplo mais actual é o da PGR Lucília Gago
Esperemos que os deputados portugueses aprendam alguma coisa para a sessão em que a PGR vai comparecer no Parlamento, agendada para o próximo mês de Setembro, mesmo que, à semelhança da deputada Nancy Mace, tenham de lhe dizer "You are full of shit today!", que foi o que aconteceu na entrevista que ela recentemente concedeu à RTP.
(Continua acolá)
Sem comentários:
Enviar um comentário