24 abril 2024

A Decisão do TEDH (123)

 (Continuação daqui)




123. Branqueados


Quando recentemente apresentei queixa à Ordem dos Advogados,  na pessoa da sua Bastonária (cf. aqui), de que o Paulo Rangel e a sociedade de advogados Cuatrecasas tinham enriquecido ilicitamente à minha custa e cometido sobre mim os crimes de calúnia e de extorsão, até o Joaquim ficou admirado com a resposta, e sobretudo com a sua rapidez (cf. aqui).

Na verdade, eu escrevi o email num domingo e na sexta-feira seguinte já tinha a resposta, ao passo que o Joaquim teve lá uma queixa por tentativa de extorsão por parte de um advogado (o tipo de queixa que constituirá a maioria das 50 mil que estão no backlog da Ordem) e ao final de vários meses ainda não tinha obtido qualquer resposta.

A razão é que há advogados na Ordem que desde há muito me seguem no blogue e sabem que, se não obtivesse resposta imediata, eu ficaria aqui meses a queixar-me da Ordem e a falar dela. Assim, fico na mesma a falar dela mas por causa da resposta e outros assuntos conexos.

Foi uma resposta muito engraçada (cf. aqui). Tendo a Ordem como uma das suas funções exercer a acção disciplinar sobre os advogados, sugere-me que contrate um advogado para saber se há matéria disciplinar para agir sobre o Paulo Rangel e a Cuatrecasas.

É claro que eu não vou contratar advogado nenhum para esse efeito porque ainda agora a decisão do TEDH veio provar que, em questões de Direito, eu sozinho sou melhor que vinte ou trinta advogados juntos, incluindo os que pertencem às maiores sociedades de advogados do mundo, como é notoriamente o caso da Cuatrecasas.

A Ordem despachou-me rapidamente por um razão muito simples. É que a presidir ao Conselho Superior da Ordem (cf. aqui), que é o seu órgão máximo de disciplina, está um advogado da Cuatrecasas que a Cuatrecasas fez eleger para o lugar para se certificar que todos os crimes que comete são branqueados.

Trata-se do advogado Paulo Sá e Cunha (cf. aqui) que foi director do escritório do Porto da Cuatrecasas enquanto o meu processo corria no Tribunal da Relação do Porto (cf. aqui).

Quer dizer, eu fui queixar-me da Cuatrecasas à Ordem quando o órgão máximo de disciplina da Ordem  é presidido por um advogado posto lá pela Cuatrecasas (*). 

Está explicada a rapidez e o teor da resposta. Mais azar era difícil ter.

_________________________

(*) Mudou-se recentemente para a Abreu.


(Continua acolá)

Sem comentários: