12 dezembro 2023

Um passo de gigante (128)

 (Continuação daqui)



128. Uma instituição de Direita


Tenho referido frequentemente neste blogue que o Ministério Público é o herdeiro directo da Inquisição que teve particular relevo em Espanha e Portugal e, por arrasto, nos países da América Latina colonizados pelos dois países ibéricos.

É altura de perguntar - porque a questão começa a estar latente na opinião pública -, se a cultura inquisitorial do Ministério Público é de Direita ou de Esquerda.

Antes de responder, vale a pena lembrar que as expressões Direita e Esquerda surgiram na Assembleia Constituinte após a Revolução Francesa. À direita do rei sentaram-se os conservadores e à esquerda os adeptos da revolução.

Os conservadores eram sobretudo católicos, defensores da monarquia, de uma sociedade centralizada, religiosa, autoritária e aristocrática. Os revolucionários eram sobretudo liberais, republicanos, defensores de uma sociedade popular, democrática, avessa à religião e à autoridade.

Na Península Ibérica, as monarquias absolutas de Espanha e Portugal já há muito haviam reactivado a Inquisição - uma instituição inventada pela Igreja Católica -, para a pôr ao serviço da Igreja contra a ameaça protestante e, mais tarde, para a pôr ao serviço da direita conservadora contra a esquerda revolucionária.

A Inquisição é tipicamente uma instituição de Direita e, por isso, o Ministério Público, que lhe herdou a organização e a cultura, é uma instituição de Direita.

Basta ver que os principais alvos do Ministério Público são, quase sempre, alvos de Esquerda - Lula da Silva e  Operação Lava Jato no Brasil; Dilma Rousseff também no Brasil;  as Operações Marquês e Influencer visando directamente dois primeiros-ministros socialistas portugueses, José Sócrates e António Costa. E esta semana, na Guatemala, o Ministério Público atacou também o presidente eleito que, não surpreendentemente, é de Esquerda. (cf. aqui)

O Ministério Público, tal como antes a Inquisição, detesta sobretudo a democracia. E, dentro da democracia, detesta selectivamente a Esquerda.  Na realidade, a Inquisição foi reinventada nos países ibéricos para combater a Esquerda, porque foi também a Esquerda que inventou a democracia tal como hoje a conhecemos.

A Esquerda é, e será sempre, o alvo principal do Ministério Público.


(Continua acolá)

Sem comentários: