24 outubro 2023

AS SETE VIRTUDES FATAIS

AS SETE VIRTUDES FATAIS



Por oposição aos sete pecados capitais — usura, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba— gostaria de explorar o que vou designar por: As Sete Virtudes Fatais.

 

VERDADE, FAMÍLIA, LEALDADE, SINCERIDADE, HONESTIDADE, MODÉSTIA, JUSTIÇA

 

Enquanto os pecados são fáceis de identificar e até de perdoar, se não passarem de pecadilhos ocasionais, as virtudes podem ser tão ou mais danosas do que os pecados, se forem elevadas a compasso final do comportamento humano e desculpa para ofensas.

 

Por ser do Porto, vou arrancar com a sinceridade, que na Invicta serve de desculpa para a boçalidade (desculpem a rima).

 

O portuense é um tosco por natureza. Não cultiva a boa educação, nem o “charme discreto” que é necessário para as redes sociais e é alérgico àquela hipocrisia benigna que nos leva a dizer Bom Dia a quem desejamos, na realidade, o pior dia possível.

 

Em sua defesa o portuense explica que é muito sincero e que odeia a hipocrisia. Se contestarmos pergunta-nos logo se somos hipócritas.

 

Uma pequena história serve para ilustrar esta minha perspectiva.

 

Em Lisboa, nos anos 80, recordo-me de estar a tomar café com um colega mais velho quando este de desfez em cortesias para com um diretor de serviço que por nós passou. Mal este virou costas o meu colega confidenciou-me: ‹‹Este gajo é o maior filho da p*ta que podes imaginar››.

 

Alguns anos mais tarde, numa cena similar no Porto, o meu colega ao ver passar um diretor de serviço disse-me: ‹‹Vou virar as costas a este c*brão para não o cumprimentar››.

 

O colega lisboeta foi um pouco hipócrita e o portuense foi muito sincero, mas também mal-educado que se farta.

 

Poderia dar mais exemplos, mas penso que já ilustrei o meu ponto de vista. Uma virtude como a sinceridade pode ser fatal, se for usada para dar cobertura a maus comportamentos.

 

Estou a defender a hipocrisia: com certeza. Mais vale a hipocrisia do que a boçalidade, nem que esta venha etiquetada de sinceridade.

 

Há anos, um saudoso professor de medicina por quem nutro grande estima disse-me:

 

— Quando uma doente me diz ‹‹eu vou ser muito sincera›› eu atalho logo: então vai ser muito inconveniente.

 

Não me canso de repetir esta citação. Há virtudes fatais.

 

 

Sem comentários: