23 junho 2023

O REFORMADO

O QUE É UM REFORMADO?




Bom, é mais difícil definir o que é um reformado do que o que é uma mulher (que é apenas uma fêmea da espécie Homo Sapiens).

 

A reforma começa logo por ser transversal a múltiplas espécies e é frequente ouvirmos dizer de alguns animais que estão reformados. Animais de circo, por exemplo, mas também cães-de-guarda e cães-polícia e, genericamente, quaisquer outros animais que escravizamos a nosso belo prazer, por interesses económicos ou apenas por entretenimento e que “encerraram atividades”.

 

Claro que um cão-polícia quando se reforma não vai para casa ver os programas da Cristina Ferreira ou do Paulo Portas. Continua a “trabalhar”, a guardar a casa do seu cuidador ou a dar-lhe o suporte emocional de que todos precisamos.

 

Reforma, portanto, refere-se mais ao encerramento de uma atividade do que à inatividade pura e simples.

 

Nas sociedades Ocidentais, a Lei determina as condições em que alguém pode encerrar a sua atividade e passar ao “estado de encostado ao Estado”. Isto é, em que condições é que o Estado te mete uma caçoula de ração à frente do focinho, sem teres de te sujeitar à ignomínia da exploração do homem pelo homem.

 

Quando as reformas foram instituídas, lá nos inícios do século XX, a reforma era aos 60 e a esperança de vida era de 61 anos. Era um bónus de 12 meses, para fazer as pazes com a patroa, reconhecer os filhos ilegítimos, saldar dívidas e rogar pragas aos inimigos.

 

Agora que as reformas são aos 66 e a esperança de vida ultrapassa os 80 (pré-vaxs) surge um novo desafio, que atividade é que desenvolvem os que por impositivo legal encerraram atividades anteriores?

 

Os professores, os enfermeiros, os polícias, sei lá... Por onde andam? O que fazem.

 

Nos cafés constato que muitos se tornaram epidemiologistas, climatologistas e até estrategos militares (grego para generais). A grande maioria dedica-se também ao que eu chamo “Turismo Médico”, interligados ao Centro de Saúde e obcecados com o “castrol”, a tensão arterial, o açúcar no sangue, etc. Ocasionalmente são convocados para vacinações, sodomização colonoscópica, triagens diversas e cirurgias, com destaque para as intervenções às cataratas e às próteses da anca. 

 

Quando os vejo a mancar e às apalpadelas, deduzo logo que se tornaram, pela graça do SNS, doentes profissionais. Lá está, encerraram uma atividade, mas abriram outra.

 

Portanto, podemos concluir com certeza que a reforma é uma construção social que afeta sobretudo os mamíferos e que consiste no encerramento de uma atividade. O reformado encerrou qualquer coisa e marchou para um pôr do Sol subsidiado pelos seus concidadãos.

 

Eu reformei-me no final de 2022 e neste momento faço consultas online, estou a escrever um romance e escrevo postes e crónicas. Sou presidente da Assembleia Geral de uma associação pró-Partido Libertário e negacionista da regeneração social e política do País.

 

A minha mulher diz que posso ter uma nova carreira como comediante, quem sabe?

 

Sem comentários: