22 dezembro 2021

Dez Anos (3)

 (Continuação daqui)



3. Os outros três milhões e meio

O Hospital de São João (HSJ) do Porto foi inaugurado no dia de S. João de 1959. Foi o primeiro hospital do Estado construído na cidade do Porto. É um hospital gigantesco com um projecto de arquitectura alemão do tempo do nazismo. Ainda existem sete hospitais como ele no mundo, um dos quais é o seu irmão gémeo de Lisboa, o Hospital de Santa Maria, inaugurado em 1953. 

Pela sua dimensão, o HSJ rapidamente se tornou o hospital central, não apenas da cidade do Porto, mas de toda a região norte de Portugal onde, durante várias décadas, iam parar todos os casos mais graves de doenças e acidentes nesta região do país. O HSJ é também um hospital universitário, nele funcionando uma das mais antigas e prestigiadas Faculdades de Medicina do país - a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Em 2009 o HSJ fez 50 anos e, naturalmente, algumas das suas instalações encontravam-se seriamente degradadas, assim acontecendo com o local onde funcionavam os serviços de pediatria. A administração do HSJ vinha pedindo ao governo, havia anos, que construísse uma nova pediatria em edifício anexo ao edifício principal do hospital. Na altura, estava no governo o PS, sob a liderança de José Sócrates.




Talvez por o HSJ estar tradicionalmente conotado com o PSD, a pretensão da administração nunca foi satisfeita pelo governo PS e, em breve, as instalações da pediatria entravam em colapso. E foi, então, nesse mesmo ano de 2009, que a administração do HSJ - liderada  pelo Prof. António Ferreira, uma figura conotada com o PSD - tomou duas decisões determinantes.

Primeira, instalar provisoriamente as crianças numa construção feita de contentores metálicos até que a nova ala pediátrica fosse construída. O carácter "provisório" desta decisão acabaria, porém,  por se prolongar por dez longos anos. Segunda, perante a indiferença do governo em construir a ala pediátrica, lançar um Projecto, que ficou conhecido por Projecto Joãozinho, para construir a nova ala pediátrica por via mecenática.

A sociedade civil do Porto parece ter aderido rapidamente e em força e, em breve, o Professor António Ferreira aparecia nos meios de comunicação social - às vezes acompanhado pelo seu director clínico, Dr. António Oliveira e Silva, que lhe viria a suceder na presidência do hospital (2016-19) - anunciando que já tinha angariado 4 milhões de euros para a obra (cf. aquiaqui e aqui, pp. 7 e segs.). Na altura (2009), a obra tinha um custo estimado de 15 milhões de euros.

No final de 2013, o Professor António Ferreira, através de uma sua assessora, aproximou-me, pedindo-me para continuar o Projecto Joãozinho. Foi então criada a Associação Joãozinho em Janeiro de 2014, tendo como sócios fundadores, entre outros, os administradores do HSJ e eu próprio, que fui designado presidente (cf. aqui).

Ficou, então, entendido, que o dinheiro angariado pela administração do HSJ para o Projecto Joãozinho nos anos anteriores (2009-13) seria transferido para a Associação logo que esta iniciasse a obra, contribuindo para o seu pagamento. A  Associação Joãozinho iniciou a obra a 2 de Novembro de 2015 (cf. aqui) e nessa altura a administração do HSJ transferiu para a Associação 549 mil euros (cf. aqui, cap. 44).

Ainda hoje não se sabe o que é feito dos outros três milhões e meio.

(Continua) 

Sem comentários: