03 março 2021

O legado português (II)

 (Continuação daqui)


II. Um saco azul


Seguindo bem na tradição portuguesa, Sérgio Moro e Deltan Dallagnol tinham um saco azul.

Evidentemente que saco azul é instituição ilegal, mas não para o juiz Moro ou para o procurador Deltan, que são criminosos legais. 

Também aqui, o Brasil herdou a tradição portuguesa: para além do saco azul, a distinção entre criminoso comum e criminoso legal.

Não se sabe como é que esse saco azul era alimentado, se com dinheiro escondido do Orçamento do Estado, se com as cauções exigidas aos arguidos ou com os arrestos das suas contas bancárias.

Seja como fôr, no diálogo seguinte, Deltan pede a Moro se disponibiliza um dinheirinho para financiar uma campanha publicitária na Globo promovida pelo Ministério Público.

Moro responde que, se fôr até 38 mil reais, a coisa arranja-se.


13:32:56 Deltan - Vc acha que seria possível a destinação de valores da Vara, daqueles mais antigos, se estiverem disponíveis, para um vídeo contra a corrupção, pelas 10 medidas, que será veiculado na globo?? A produtora está cobrando apenas custos de terceiros, o que daria uns 38 mil. Se achar ruim em algum aspecto, há alternativas que estamos avaliando, como crowdfunding e cotização entre as pessoas envolvidas na campanha.

13:32:56: Deltan - Segue o roteiro e o orçamento, caso queria [buscou escrever "queira"] olhar. O roteiro sofrerá alguma alteração ainda

13:32:56: Deltan - Avalie de modo absolutamente livre e se achar que pode de qq modo arranhar a imagem da LJ de alguma forma, nem nós queremos

13:35:00: Deltan - pdf

13:35:28: Deltan - pdf

No dia seguinte, 17 de janeiro de 2016, Moro responde:

10:20:56 Moro - Se for so uns 38 mil achi [quis escrever "acho"] que é possível. Deixe ver na terça e te respondo

Sem comentários: