24 novembro 2019

The Throw Brothers (II)

(Continuação daqui)


Capítulo 4: A Missão. A missão da armada espanhola da Cuatrecasas para invadir Portugal e capturar Peter Throw foi preparada ao detalhe na imponente sede social da Cuatrecasas em Barcelona (cf. aqui). A missão era chefiada pelo almirante Don Rafael Fontana que, para evitar quaisquer suspeitas de independentismo, foi prestar vassalagem ao rei antes de zarpar para Portugal (cf. aqui).

Capítulo 5: Don Emílio. Por essa altura, o almirantíssimo Don Emílio Cuatrecasas respondia em tribunal por um gravíssimo crime de guerra e por isso se fez substituir pelo almirante Don Rafael Fontana. Don Emílio acabou condenado a dois anos de prisão, substituídos por uma multa de 1,5 milhões de euros e a entrega ao fisco dos  4 milhões que lhe havia sonegado (cf. aqui). Parecia uma fatalidade - comentou um jornalista que acompanhou o julgamento -, mas quando a armada da Cuatrecasas estava por perto, fosse em Espanha, fosse em Portugal, havia sempre 4 milhões que desapareciam (cf. aqui).

Capítulo 6: O Desembarque. Assim que ouviu dizer que a armada espanhola da Cuatrecasas estava prestes a zarpar de Barcelona, Peter Throw, que estava a almoçar numa marisqueira em Matosinhos, ficou em pânico e disfarçou-se de padeira de Aljubarrota (cf. aqui), tanto mais que há duas semanas que os manos não lhe davam notícias de Lisboa. Dois dias depois, a armada espanhola desembarcou em Vigo e invadiu Portugal pela fronteira de Valença (cf. aqui). Peter Throw foi espiá-los à passagem por Caminha (cf. aqui).

Capítulo 7: Trafalgar. As horas que se seguiram à entrada da armada espanhola em Portugal foram da mais completa angústia para Peter Throw. Os irmãos continuavam sem dar notícias de Lisboa e ele sentiu-se abandonado. Nessa noite não conseguiu dormir e sonhou com o impossível, que era destroçar a armada espanhola como o almirante Nelson havia feito séculos atrás na batalha de Trafalgar (cf. aqui).

Capítulo 8: Vila do Conde. A dois dias da segunda batalha pela captura de Peter Throw, a armada espanhola continuava a descer pela costa e pela manhã tinha atingido Esposende. Peter Throw desesperava pela ajuda dos irmãos e imaginava-se agora um David (cf. aqui). À tarde, a armada da Cuatrecasas desfilava em Vila do Conde numa extraordinária demonstração de força e, em breve, estaria às portas de Matosinhos (cf. aqui).

(Continua)

Sem comentários: