23 outubro 2019

O Juiz-Pistoleiro (21)

(Continuação daqui)


O Juiz-Pistoleiro
(Novela)

Cap. 21. Inovação judicial


O juiz interrompeu a sessão à uma menos um quarto, e saiu com o réu para almoçar numa marisqueira de Littlebushes. Avisou a audiência de que a sessão da tarde começaria por volta das quatro e meia.

O juiz escolheu maionese de gambas e Joe Pistolas açorda de marisco, e cada um bebeu a sua garrafa de vinho verde, alvarinho da Quinta de Melgaço. Francis dos Coldres e Joe Pistolas tinham sempre assuntos de conversa, mas o principal eram pistolas.

À sobremesa, pudim abade de priscos para o juiz, toucinho do céu para o réu, o juiz informou Joe Pistolas que iria deferir o requerimento da sua advogada para que ele se pudesse ausentar durante um mês para os EUA.

O problema - confidenciou o juiz -, era o magistrado Toni Guimarães que não iria permitir que um criminoso tão perigoso como ele se ausentasse do país por tanto tempo sem guarda. Mas já tinha solução para isso.

Durante o almoço, o juiz mostrou-se muito curioso em saber como era a vida de um ajudante de xerife em Slaughterville, Oklahoma, e Joe Pistolas deu-lhe todos os detalhes, que o juiz escutou com um brilho nos olhos.

Primeiro, praticamente toda a gente usava pistola em Slaughterville, e o juiz imaginou logo que Slaughterville era o paraíso. Os tiroteios eram diários e, às vezes, mais do que isso. Na semana anterior, o Slaughterville Daily tinha noticiado que um homem entrou numa escola com um revólver e matou sete alunos e dois professores. E na semana anterior,  um outro maluco tinha assassinado à metralhadora catorze pessoas no interior de um supermercado.

Sequestros de aviões, como em Nova Iorque, isso é que não tinham porque Slaughterville não tinha aeroporto. Agora, chacinas, matanças, carnificinas tinham quase todas as semanas para fazer justiça ao nome da cidade.

Enquanto caminhavam de volta para o tribunal, eram quatro e um quarto da tarde, o juiz ainda confidenciou ao réu que, para além de aprovar o requerimento, iria fazer uma declaração muito importante no tribunal. Tinha estado há duas semanas em Lisboa no Centro de Estudos Judiciários a frequentar um seminário com o título "Inovação judicial" (Judicial Innovation) dado por um americano e tinha ficado muito impressionado.

Os portugueses queixavam-se que a Justiça no país ainda estava na Idade Média e tinham razão, acrescentou o juiz. E ele, embora só tivesse percebido metade do que o americano dizia, tinha tirado de lá umas ideias que iria pôr em prática porque, além de possuírem um figurino muito antiquado, os julgamentos em Portugal eram muito chatos e, aos 64 anos de idade, ele já não tinha paciência para gramar aquilo.

-Já viste...oh Joe… a paciência que é preciso só para aturar os salamaleques do Adriano...

Joe Pistolas concordou imediatamente com o juiz, ele concordava com tudo o que o juiz dizia e, enquanto isto, chegaram ao tribunal.

O magistrado Toni Guimarães estava sentado no lugar do juiz, mas levantou-se logo, ocupando o seu lugar. Os advogados já estavam nas suas posições, Joe Pistolas sentou-se no banco dos réus, fez-se silêncio, e o juiz tomou a palavra:

-O tribunal decide deferir o requerimento do réu para se ausentar pelo período de um mês para Slaughterville, Oklahoma, Estados Unidos da América…

Pela sala do tribunal ecoou um suspiro de aprovação e alívio.

E, antecipando a objecção do magistrado Guimarães e talvez também do Dr. Adriano, o juiz Francis dos Coldres continuou:

-Dada a perigosidade do réu será escoltado por um agente de segurança…

Olhou à sua direita e o magistrado Guimarães acenava aprovadoramente com a cabeça.

Foi então, depois de se certificar que o Dr. Adriano também parecia aprovar a medida, que o juiz declarou:

-Esse agente de segurança serei eu próprio!…

ao mesmo tempo que levantava a toga e tirava do coldre a sua Mauser de 7 mm que exibia perante toda a assistência

Ouviu-se um

-Ohhhhooooo…

de espanto por toda a sala do tribunal.

Mas o juiz Francis dos Coldres, imperturbável, continuou:

-A próxima sessão do julgamento fica marcada para de hoje a duas semanas neste tribunal…

Foi aí que a escrivã Carlota timidamente levantou o dedo para objectar:

-Mas nesse dia Vossa Excelência, bem como o réu, estarão nos Estado Unidos…,

ao que o juiz respondeu:

-Não tem problema nenhum … Faz-se a sessão do julgamento sem juiz e sem réu… É preciso inovar…

Esta era a grande ideia inovadora que o juiz Francis dos Coldres tinha tirado do seminário que frequentara no Centro de Estudos Judiciários em Lisboa - a de fazer julgamentos sem juiz nem réu -, e ninguém podia garantir a priori que a coisa não funcionasse.

-A sessão - acrescentou ainda o juiz - será presidida pelo magistrado do Ministério Público…

Toni Guimarães, imaginando-se a substituir o juiz, achou logo a ideia genial.

A tal ponto que nem conseguiu dormir nessa noite. Fumou meio maço de cigarros a passear na sala de um lado para o outro. Bebeu cinco whiskies. No dia seguinte, aqueles olhos não enganavam ninguém.


(Continua aqui)

Sem comentários: