10 setembro 2019

o terceiro passo

O terceiro passo que o liberalismo dá para erradicar a pobreza é o tema do livro fundador de Adam Smith - A Riqueza das Nações -  e dos trabalhos subsequentes de muitos economistas como ele.

Trata-se de criar uma socieconomia que põe o ênfase na produção de riqueza - e não na distribuição, como o catolicismo ou o socialismo -, que visa maximizar o produto económico nacional - e não redistribui-lo segundo algum critério abstracto de justiça social -, e que, pelo caminho, maximiza o número de oportunidades de emprego.

Numa economia assim, nenhum homem é pobre por falta de emprego. Só são pobres os incapazes de trabalhar (deserving poor) e aqueles que, podendo, não querem trabalhar (undeserving poor). Numa palavra, à excepção dos incapazes, só é pobre quem quer.

Um país tocado fortemente pelo liberalismo oferece múltiplas oportunidades de emprego aos seus cidadãos, ao ponto de elas sobrarem e serem aproveitadas por pessoas que vêm de fora. Os países tocados pelo liberalismo são países de forte imigração, não só trituram a sua pobreza interna como contribuem para triturar a pobreza que existe pelo mundo fora.

O melhor exemplo é, evidentemente, os EUA (cf. aqui). Nos 28 anos que decorreram entre 1990 e 2018, os EUA criaram perto de 40 milhões de novos postos de trabalho, à taxa de cerca de 1.3 milhões ao ano. Para 2019 espera-se mesmo que criem 2 milhões.

E, no mesmo período - no muito católico e socialista Portugal - quantos empregos foram criados?

Zero. Na realidade até houve um decréscimo (cf. aqui). No mesmo período o que aconteceu é que muitos portugueses emigraram para os EUA (e outros países), que não só triturou a sua própria pobreza, como também uma parte daquela que existia em Portugal (e em muitos outros países do mundo).

Uma pergunta final não pode deixar de ser feita:

-Alguém acredita que Deus vai medalhar Portugal que, na sua cultura católica, gosta muito dos pobrezinhos, e castigar os EUA que trabalham continuamente para acabar com eles?

Creio que ninguém verdadeiramente acredita. No inverso, sim. Os EUA e o seu liberalismo são um dos maiores milagres de Deus dos últimos séculos. Vieram mostrar ao mundo a solução para um problema que a humanidade procurava há milénios, que é o problema de como tirar, em massa, o homem da miséria.

Sem comentários: