23 janeiro 2019

para os amigos

O adicional é fenomenal... para os amigos


Nos postes anteriores, aqui e aqui, tive oportunidade de explicar aos incautos o que é a produção adicional e como é que esta pode duplicar ou até mesmo mais do que triplicar o salário base de um especialista do SNS.

Expliquei ainda como a produção adicional favorece as especialidades cirúrgicas em detrimento das médicas e os médicos em detrimento das médicas (por estas estarem sub-representadas nas “cirurgias”).

Quero agora chamar a atenção para a maior perversão de todas, a distribuição desigual do adicional de modo a favorecer os amigos (por vezes da mesma cor política), com prejuízo de todos os outros.

Isto acontece e é uma realidade inelutável. As escalas para o adicional são da responsabilidade das direções de serviço e estas distribuem-no, sem qualquer pejo, pelos amigalhaços.

Claro que quem parte e reparte e fica com a pior parte, diz o povo, ou é burro ou não tem arte. Não é de espantar, portanto, que nalguns casos bem identificados (não me obriguem a falar...), as direções de serviço se escalem a si próprias para uma fatia de leão do adicional. Isto é feito à luz do dia e com a conivência das administrações hospitalares, que obviamente têm total conhecimento do facto. Algumas diretoras chegam a só fazer adicional, sem contribuírem para a produção de rotina, escândalo, não é?

Mas como é que isto é possível no “melhor serviço de saúde do mundo”? Para ser franco, eu não me surpreendo porque estas corruptelas são o pão nosso de cada dia nas organizações soviéticas e o SNS, caros leitores, é um dos últimos dinossauros destas espécies em acelerada extinção.

O facto de o MS ter acesso a todos os dados que lhe permitem auditar estas situações e nada fazer diz muito sobre a política de saúde em Portugal.

Haja Saúde!

Sem comentários: