17 setembro 2018

Crimes em saldo (II)

(Continuação daqui)

II. Um desconto de 95%



Os acusadores privados - a sociedade de advogados Cuatrecasas e o seu director -, reclamavam de mim, em conjunto,  uma indemnização no valor de 100 mil euros, mais as penas que o tribunal decidisse impor-me, as quais seriam em geral de multa, mas que poderiam ir até prisão.

Estávamos no período das alegações finais, aquela fase importante do julgamento em que as partes resumem as suas conclusões, e pedem ao juiz a condenação ou a absolvição do réu.

O juiz começou por dar a palavra ao magistrado X.

Ele levantou-se, fez um gesto próprio de quem lhe roubaram a carteira, e disse:

-Ah!... esqueci-me das notas no gabinete...

Imediatamente eu vi neste episódio de quem vai para o trabalho e se esquece do material uma confirmação do perfil que já tinha traçado dele, imaginando-o estudante de Direito:

-É o tipo de estudante que nunca vai às aulas ... só estuda nas vésperas dos exames... e copia pelos colegas...

Depois de um momento de atrapalhação ... vou buscar as notas, não vou buscar as notas... decidiu-se, como era de esperar, pela solução mais fácil:

-Ahnnn... não vou...

Foi um erro, porque o discurso saiu todo atabalhoado.

Seguiu-se o Papá Encarnação, que foi radicalmente diferente. Ele não trazia notas, menos ainda notas esquecidas no gabinete. Ele trazia um volumoso texto, cuidadosamente organizado que, de pé, leu solenemente perante o tribunal.

Cinco minutos depois, perante aquela monotonia, quando a cabeça me começou a pesar sobre os ombros e fez pela primeira vez  menção de descair, olhei discretamente em volta e reparei que já todos tinham desligado.

-Que grande pastelada!...,

pensei, enquanto o Papá Encarnação continuava de pé, imperturbável e impante, a ler o seu longo discurso, mas agora, aparentemente, só mesmo para ele.

E só despertei no final quando ele pronunciou uma frase que soou aos meus ouvidos como uma bomba: "Portanto, peço ao tribunal que condene o réu  numa indemnização elevada".

-Uma indemnização elevada!?...É preciso ter lata!...,

murmurei sem que ninguém ouvisse.

Falou em seguida a advogada de defesa até que chegou a minha vez. O aspecto mais picante das minhas declarações estava guardado para o fim. Pegando na deixa do Papá Encarnação, e apontando para ele, disse assim  ao juiz, em jeito de conclusão (cito de memória):

-Estou muito admirado que o Dr. Adriano Encarnação tenha pedido a minha condenação numa indemnização elevada. Muito admirado, mesmo. É que, antes do julgamento se iniciar, quando saímos lá para fora por iniciativa da minha advogada, para uma tentativa de conciliação, ele propôs-me desistir da acusação por uma importância muito mais modesta do que os 100 mil euros que me reclama no processo...Propôs-me...

e foi nesta altura que fiz uma pausa, enquanto olhava para a direita para a minha advogada. Ela abanava violentamente a cabeça. Olhei em frente e o juiz, embora mais moderadamente, também abanava a cabeça. Olhei para a esquerda e o Papá Encarnação, esse, tinha a cabeça entre as pernas.

Voltei-me de novo para o juiz e disse:

-Bom... se não posso dizer...então, eu não digo...

e foi assim que terminou o meu depoimento.

Aquilo que eu tinha para dizer resumia-se em três palavras: "cinco mil euros".

Mas por que é que naquele tribunal ninguém estava interessado em saber aquilo que eu tinha para dizer?

A resposta é simples, presumo eu. É que todos já sabiam.

(Continua)

Sem comentários: