05 março 2018

Comentário (I)

I. Garantias


Eu ainda não tinha passado dos Considerandos e já saltava na cadeira.

a) Parece que o "Hospital Pediátrico de São João" antes de ser construído, já existe (3).

b) "A devolver posteriormente"? (13).
Mas devolver o quê, se eu não recebi nenhum hospital pediátrico que tenha de devolver posteriormente?

c) "O Joãozinho requereu ao CHSJ"? (13).
Mas o Joãozinho não requereu nada.  Foi o CHSJ que, de livre vontade, cedeu ao Joãozinho o projecto de arquitectura e de engenharia da obra, a fim de que o Joãozinho - em cooperação com o CHSJ e o LSAS e os mecenas por si representados - a realize por via mecenática.

d) Mas o pior de tudo, na realidade, o pior de tudo nestes Considerandos, é o verbo garantir (7,9) e o verbo assegurar (11,13).

Mas eu garanti o quê, que pagava a obra (7,9)?

Mas eu assegurei o quê, que financiava a obra (11,13)?

Mas eu nunca garanti nem assegurei coisa nenhuma. Aquilo que eu fiz foi disponibilizar-me para, em cooperação com o CHSJ e o LSAS, e bem assim todos os mecenas representados pelo Joãozinho, levar por diante esta obra de bem-fazer.

Se um dia este documento, assinado por mim, vai parar a um tribunal - pensei - o juiz é bem capaz de me dizer: "Você garantiu, você assegurou, o financiamento da obra. Portanto, se não consegue arranjar o dinheiro por via mecenática, você vai ter de o pagar do seu próprio bolso",

Ainda não tinha passado dos Considerandos e a minha indignação já voava pelos ares: "Estendi-lhes a mão e eles querem tomar-me, não apenas o braço, mas o corpo inteiro, na realidade querem tomar tudo aquilo que eu tenho".

O espírito que tinha presidido a esta obra - que era o de as três instituições envolvidas darem as mãos para realizarem uma obra de bem-fazer -, e que tinha existido até aí, parecia que não estava presente nos Considerandos deste Acordo. Soava a que uma delas se estava a "pôr ao fresco" remetendo todas as responsabilidades para cima das outras.

Talvez o espírito original estivesse no articulado.



PS. Eu estou aqui a falar na primeira pessoa, mas na realidade o documento era para ser assinado não apenas por mim, mas por mais duas pessoas que fazem parte da direcção da Associação Joãozinho.

Sem comentários: