03 janeiro 2017

os intermediários

A casta está aflita, próxima de perder os privilégios (como, por exemplo, o nepotismo, que é a utilização de funções públicas para alavancar negócios e ganhos privados).

Quanto às vantagens de uma democracia intermediada (ou representativa) - em que os intermediários são os políticos -, em lugar de uma democracia directa, gostaria de colocar um punhado de questões.

Alguma vez, ao longo dos últimos 42 anos, o povo português mandatou os intermediários da democracia para:

a) Porem o Estado a gastar, em cada ano, mais do que aquilo que recebe, acumulando uma dívida pública que o povo jamais conseguirá pagar?

b) Para se atribuírem a si próprios privilégios (pensões de reforma, regimes de saúde, mistura de funções públicas com privadas, etc.) que não reconhecem ao povo e que o povo não tem?

c) Desbaratarem uma boa parte da agricultura e da indústria nacional em troca de subsídios da UE que eles próprios administram e distribuem e que, em boa parte, se esfumaram no ar?

d) Aderirem ao Euro e, com isso, colocarem empresas na falência em números record, fazerem subir o desemprego a níveis nunca vistos, forjarem uma emigração inédita em Portugal em termos de qualidade profissional, e - talvez mais importante do que tudo - levarem à falência o sistema bancário do país?

A lista não teria fim. A resposta a todas as questões é não. No entanto, foram os intermediários da democracia que fizeram tudo isso.

Mas a maior patifaria dos intermediários da democracia nem sequer aconteceu em Portugal. Aconteceu na Alemanha dos anos 30. Foi quando o povo alemão deu uma maioria apenas relativa (menos de 40%) ao Partido Nacional-Socialista de Hitler. Vai daí,  os intermediários da democracia, no Parlamento, por maioria qualificada, outorgaram-lhe o poder absoluto. E foi o que se viu. 

9 comentários:

Anónimo disse...

https://imgflip.com/i/1h0vqe

marina disse...

exacto. uma pessoa lê aquele artigo e :

Putin e Iglesias na mesma linha ? god , o homem está mesmo doido.

Será possível que esse imbécil não perceba que o mundo da pós verdade , das inverdades e não sei quê , foi criado por esses merdosos intermediários e que nós apenas estamos a reagir a acção manhosa deles ?

E , por último , se o cromo tivesse lido Maquiável , saberia que é devido ao Caos criado pela avidez e cobiça deles que o povo clama por Ordem. não foi à toa que Salazar foi um ditador minimalista e poupado :)

Euro2cent disse...

Hrm. Alguém não leu Políbio. A palavra mágica é oclocracia.

(Tirando o atrito a um sistema massa-mola-atrito daqueles que se ensinam no liceu, a massa e a mola fazem boing-boing-boing-boing pela estrada fora até se espatifarem todas em cacos.)

marina disse...

obrigada. não conhecia mesmo esse termo. bolas , não somos originais em nada , limitamo-nos a repetir os problemas e erros do passado :)

Ricciardi disse...

Pois, Donald, como Hitler que se tornou um autocrata eleito.
.
Rb

lusitânea disse...

Os nossos interpretadores conseguiram a proeza fracturante de entregarem tudo o que tinha preto e não era nosso para a seguir começarem furiosamente a colonizar-nos para que a raça mista vença!
Com o zé povinho entretido a olhar constantemente para as costas vão entretanto fazendo "negócios" com a coisa pública.Já na falência evidentemente.Mas não são sequer corruptos...

Pedro Sá disse...

O PA a utilizar a linguagem do Iglésias. Bem que vimos o Assange a desejar ardentemente a vitória do Trump.

Anónimo disse...

O Lutero nao teria escrito melhor.

Cumprimentos

Elaites

Ricciardi disse...

É, o populismo é isto mesmo. Hitler ganhou eleicoes porque foi popularucho que baste. Usou o descontentamento da populaça para ser eleito. Viu-se no que deu. Uma Alemanha great.
.
Donald vai na mesma linha. Eleito pelos descontentes prometendo uma América great.
.
Rb