27 novembro 2014

super-juiz

Ainda a semana passada estava eu concentrado no processo dos vistos Gold - aquilo são milhares e milhares de páginas com transcrições de escutas telefónicas, transcrições de e-mails e coisas do género -, mandei-os prender a todos para prestarem declarações. Interroguei-os durante horas, enquanto me concentrava na página 676 do processo e, depois, ao acaso, na 1154. Dei preventiva a um, mandei outro para casa com pulseira electrónica, apliquei uma caução de 250 mil  euros a um terceiro por ser chinês e proibi ainda um quarto de se ausentar do país porque também era chinês. Isto para eles não cometerem mais crimes até eu ter tempo de estudar o processo. Aquilo vai demorar meses a ler, mais meses a meditar, e outros tantos a instruir. Ainda por cima algumas das escutas são em chinês.

Eis senão quando me metem na mão o processo Sócrates. Maior que o anterior, e de mais responsabilidade, ainda mais milhares de páginas para ler e reflectir. Molhei o dedo na língua, folheei o processo ao acaso, lembro-me perfeitamente de ter passado pela página 948 e li, porque me chamou a atenção, o segundo  parágrafo da página 1845,  e mandei-os prender a todos para prestarem declarações - um deles foi preso Sexta-feira à noite para estar cá fresquinho Sábado de manhã, que eu não dou folgas a ninguém . Ao fim de muitas horas de interrogatório, decidi "Vai tudo de choça", até que eu tenha tempo para  estudar o processo.

E hoje cá estou a comandar as buscas ao caso BES - já fiz um dos arguidos inchar com três milhões de caução enquanto ando à procura das provas -, envolvendo duzentos agentes da Justiça, uns da Judiciária, outros da Autoridade Tributária, mais outros da PSP, 14 magistrados do Ministério Público (catorze) e ainda pessoal da CMVM e do Banco de Portugal - o maior de todos os processos que tenho em mãos. Só não envolvi o SEF porque pus o director de cana a semana passada e não quero conversas com essa malta até eu ter tempo de estudar o processo.

Agora digam lá que eu não sou um super-juiz.

(Saiu-me a licença na Farinha Amparo).

4 comentários:

José Lopes da Silva disse...

"Vai estudar, ó Relvas."

IFDL disse...

O juiz ouviu as gravações do 'face oculta' antes destas serem destruídas. Ele sabe bem com quem está a lidar !

joker alhinho disse...

Puta de conversa. Até julguei que era do Proença de Carvalho ou do monhé das FP-25

Rui Alves disse...

um deles foi preso Sexta-feira à noite para estar cá fresquinho Sábado de manhã, que eu não dou folgas a ninguém

Ah, pensa que nos engana! Está mas é a aproveitar para facturar umas horinhas extra, que a crise está feia para todos.

:-))