21 janeiro 2014

a ADSE como inspiração

No Jornal de Negócios de hoje, a Helena Garrido defende que os sistemas de "saúde totalmente públicos e centralizados num único serviço" se têm revelado mais eficazes do que os sistemas baseados no mercado.

Eu gostaria de perguntar à editorialista do JN se recomenda esta abordagem para todas as outras áreas económicas? Se a economia de Estado, planeada e centralizada é superior à de mercado, porque não?

Adivinho a resposta, a saúde é um caso excecional, escapa às leis económicas. É como os gambozinos que, dizem, escapam à lei da gravidade.

24 comentários:

Anónimo disse...

Olha esta a querer lixar-me o negócio das varizes! Ah, a gaja...!

Anónimo disse...

Claro que a saúde escapa à denominadas leis de mercado. Hayek, de resto, percebeu isso bem qdo colocou a saúde como devendo ser um sector tutelado pelo estado. Refiro-me a coisas sérias e nao a operacoes aos calos.
.
Em causa está precisamente no facto de a opcao a nao ser tratado na doença ser a morte.
.
Nao se trata de cebolas ou de grelos ou de nabos ou de um carro. Se a minha vida nao tem um preço, isto quer dizer que era bem capaz de dar todo o patrimonio que tenho para ser tratado. O que quer dizer que o preco é algo irrelevante até ao limite das minhas posses. É o que pedirem. Se nao o tivesse roubava, provavelmente, para sovreviver.
.
O que me parece, aliás, é que ha falta de grelos nas escolas de medicina , mas em contrapartida ha bons nabos nas escolas de economia.
.
Dito de outra forma, o preço por um serviço inestimevel de saude, uma operação vital por exemplo, é um caso paradigmatico economico de inelasticidade. Um gajo paga e nao bufa.
.
Daí que o sistema de saude amaricoiso, o dos gringos, resulte invariavelmente em custos mto superiores para a clientela aos custos dos europeus que sao tutelados pelo estado. E ainda se colhessem mais saude com isso um gajo ainda percebia. Mas nao colhem. O nivel de saude nos gringos é semelhante aos europeus.
.
Rb
.

Anónimo disse...

Ou seja, ambos os sistemas se equivalem. Com uma desvantagem, aqui fica muito mais caro a todos nós, e não temos nenhuma garantia de sermos bem tratados...

Anónimo disse...

Nao, aqui fica mto mais barato do que nos eua. Mais de metade mais barato.
.
Rb

zazie disse...

O que também escapa às leis do mercado são os tachos e as baldas dos médicos e mailos infinitos organismos que se encostam, inclusive os que vendem aparelhos e materiais.

Ricciardi disse...

Anyway, eu gostaria de perguntar ao joachim uma coisinha.
.
Ouvi dizer q os seguros de saude terminam quando um gajo faz 65 anos. Quer dizer, qdo é mais necessario eles poe-se ao fresco. E eu pergunto, se nao houver sistema publico aonde é q os velhos se vao tratar?
.
É claro, as seguradoras existem para dar lucro. Se nao terminassem as apolices no momento em q comecam a ter prejuizo nao era negocio.
.
Num sistema de mercado puro os velhos iriam para o velhao. É por isso q nos eua inventaram aquelas coisas publicas do medicoiso. O mercado nao deu resposta aos velhos e aos que nao tinham massaroca para se tratar. Nem podia dar já que o mercado vive de lucros , nao vive com o bem estar das pessoas.
.
Rb

Anónimo disse...

O Mundo perfeito do Joaquim:

Cash for Kidneys: The Case for a Market for Organs

There is a clear remedy for the growing shortage of organ donors, say Gary S. Becker and Julio J. Elias

http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052702304149404579322560004817176?mg=reno64-wsj&url=http%3A%2F%2Fonline.wsj.com%2Farticle%2FSB10001424052702304149404579322560004817176.html

Josand

Anónimo disse...

Ah e do cristão novo Pedro Arroja também...

Josand

Anónimo disse...

Rb

Nas escolas de medicina há boas grelas.

Anónimo disse...

Rb.

Os seguros de saude só são precisos quando um gajo tem dinheiro para pagar, e não precisa dele.

Quando precisa dele, ele extingue-se, "tomaticamente".

Anónimo disse...

Caro Rb,

Relativamente às pessoas com mais de 65 anos. Trata-se de um problema político, não económico.

Os seguros: se os seguros durarem até à morte, os prémios sobem e ficam fora do alcance dos de menos de 65 anos.

Joaquim

zazie disse...

Portanto...?

Desenvolva o resto da ideia.

A partir dos 65 anos como se faz?

joserui disse...

Mas ainda tem alguma dúvida que se escapa às leis do mercado?... Um problema de saúde é o mesmo que consumir? Começa logo pelo simples facto que ninguém quem comprar servições de saúde, só em caso de necessidade. Actos médicos de outra natureza, estéticos, abortos, esses sim deviam estar sujeitos ao mercado.
Mas quem diz saúde, diz o básico... -- JRF

joserui disse...

Aliás queria levar mais longe e adaptar o pensamento de Salazar — que é praticamente perfeito —, colocado noutro post:
Contra a actividade económica do Estado em todos os domínios em que não esteja demonstrada a insuficiência dos particulares e nos dias de hoje — em que conceitos básicos como honestidade, honra e decência caíram em desuso —, actividades cuja ganância dos particulares prejudique a população como um todo. Isso passa-se em bens de primeira necessidade. Combustíveis, energia, água e comunicações é mais que óbvio. O país esteve todo em crise menos esses gatunos, pelo contrário.
Sendo bens de primeira necessidade, não há razão para serem empresas deficitárias. Aliás o que se assiste é que o Estado fica com as deficitárias e tem privatizado as de lucro garantido... -- JRF

joserui disse...

A partir dos 65 anos vamos todos para os EUA... o mercado resolve! -- JRF

Anónimo disse...

Caro joserui,

A economia tem leis. Princípios que estão sempre presentes.
Mesmo numa economia planificada, essas leis funcionam. Foi por isso que a URSS faliu, foi por isso que Portugal necessitou de ajuda externa.
O Estado pode retirar recursos da economia para os redistribuir em serviços de saúde, mas um dia chega a conta.

Joaquim

joserui disse...

Caro Joaquim, onde estavam as leis económicas em 2008?... Desculpe lá, mas parece os comunistas pasmados com a queda do muro... estavam a olhar para lá, estava a acontecer e mesmo assim o discurso continuou na mesma...
Uma lei económica que parece básica é que não se pode gastar mais do que o que se tem, a menos que seja investimento criador de mais valias futuras (os EUA, mais o seu grande mercado, estão bem lançados, mas são grandes demais para falir não é?); outra que me parece básica é que não há riqueza criada do ar, do nada... onde não há nada, vêem uns chico espertos dizer que há milhares de milhões. E se eles dizem que há é porque há, até chegar a conta para alguém pagar... essa conta, que como se vê chega regularmente, não o preocupa Joaquim? -- JRF

joserui disse...

A URSS faliu porque o comunismo é um sistema vagabundo que vai contra a mais básica das naturezas humanas... é o sistema por excelência de exploração do homem pelo homem... no capitalismo, com alguma liberdade, o explorado ainda pode tentar a sorte noutro lado... na URSS e satélites era o que se via... e repare que mesmo assim, há quem o continue a advogar, incluindo aqui para o paraíso à beira mar plantado... -- JRF

joserui disse...

E era "vêm"... mas pronto... -- JRF

zazie disse...

Ainda não desenvolveu.
A partir dos 65 anos, como é.

Responda na qualidade de médico ou de Birgolino.

Tanto faz (acho que são iguais... eheheh)

Anónimo disse...

Zazie,

Diga eu o k disser será sempre uma estupidez e uma manifestação de ignorância e boçalidade. Aliás, como me costuma dizer: V. sabe que eu não sei que não sei o que V. sabe que eu não sei.
É castrante não é?
Mas como eu tenho um ego enorme, respondo~lhe na mesma. Os EUA encontraram uma solução prática razoável: um seguro público para todos os seniores com mais de 65 anos - chama-se Medicare (pode ver na Wiki, mas deve estar em estrangeiro).
Haverá outras soluções, como eu disse acima, o problema não é económico, É POLÍTICO.
:-)

Joaquim

zazie disse...

Ok.


Obrigada pela resposta.

Não sabia.

Depois vejo o que isso é.

(o facto de ser tosquito na maior parte das vezes não o impede de algumas não estar drogado ":OP

Helder Ferreira disse...

Se é só isso que a Helena Garrido diz, não é verdade. O sistema de saúde francês tem sido considerado pela OMS o melhor do Mundo e é misto, quase todo ele funciona como a nossa ADSE. Os sistemas de saúde suíço e chileno são mais sistemas de mercado (seguros público e privados) que centralizados e são os mais sustentáveis do Mundo e com prestações no top 10 mundial.

Anónimo disse...

Solução dos EUA segundo o Jaquim:

Portanto, deixa ver se percebo - enquanto podes pagar e és saudável, os seguros são privados porque ão lucros astronómicos. Quando começas A DAR DESPESA A SÉRIO E JÁ NÃO PoDES PAGAR, as despesas são do Estado.

Não admira que os gastos com a saúde neste sistema sejam brutais e pesem essencialmente sobre os contribuintes.

Tanguistas.