21 janeiro 2014

um sistema caro


Porque é que o sistema de saúde dos EUA é tão caro? Sem entrar em detalhes, deixem-me abordar o que eu penso serem as duas principais causas desta realidade. O facto de os norte-americanos exigirem acesso imediato a serviços de saúde e ainda o facto de pretenderem uma garantia de excelência.
Esqueçamos, por momentos, todas as divergências ideológicas e concentremo-nos no que referi.
1.     Acesso imediato – Obriga a um excesso de oferta para ter uma resposta sempre pronta. Julgo que a maior parte das instituições (dados que podem não estar atualizados)  tem uma ocupação média de apenas 70%, desperdiçando capacidade instalada.
2.     Garantia de excelência – Sai cara, muito cara. Especialmente quando os doentes se queixam de má prática. Há 20 anos, o seguro profissional de um neurocirurgião custava 150.000,00 US$ e o de um obstetra 200.000,00 US$.
Usem a imaginação e calculem o impacto destes factores. Curiosamente, o chamado Obamacare nada fez para os minimizar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nao entendim a garantía de excelencia...
Cobre que riscos provaveis? A má qualificacao dos cirurgeois americanos ou que por fazer carnificinas nos corpos alheios dos sussoditos americanos e os propios corpos destes estao muito mais valorados no pais que 100 km mais ao sur? Lá pelo Mexico lindo...

joserui disse...

Naturalmente são só esses dois factores... uma espécie de auto-regulação e estar entregue aos tubarões da banca é uma incrível coincidência.
E esses factores, existem apenas para uma parte da população. A outra, cada vez mais numerosa, morre na valeta... -- JRF