01 janeiro 2022

As semelhanças

No post anterior o Joaquim põe em evidência alguns dos valores fundamentais enfatizados pelo presidente russo Vladimir Putin - a família e a prioridade dada às crianças e aos idosos.

Creio que o propósito do Joaquim é o de pôr em evidência a semelhança entre os valores salientados por Putin e aqueles que também são salientados pelo CHEGA no seu programa - a família (cf. aqui) e a prioridade dada às crianças e aos idosos (cf. aqui).

As semelhanças não devem surpreender. Putin é um cristão ortodoxo e dirige-se a uma grande parte da população russa que partilha a religião cristã ortodoxa. O Programa do CHEGA foi feito para a população portuguesa que partilha também a religião cristã, mas na versão católica.

Ora, existe uma grande proximidade entre o cristianismo ortodoxo e o cristianismo católico. As grandes diferenças não são entre estas duas correntes do cristianismo, mas entre elas e o cristianismo protestante, a ponto de o cristianismo protestante nunca ter conseguido implantar-se no território do cristianismo católico (sobretudo países da Europa do sul) e menos ainda no território do cristianismo ortodoxo (sobretudo países da Europa central e de leste) ficando-se pelos países da Europa do norte.

Uma das principais semelhanças entre o cristianismo ortodoxo e o cristianismo católico é precisamente a importância que ambos dão à comunidade, e à mais importante das comunidades que é a família, por oposição ao individualismo que é próprio do cristianismo protestante. 

E, dentro da família, a prioridade é dada aos dois grupos mais vulneráveis, aqueles que não conseguem proteger-se a si próprios - as crianças e os idosos. É assim que fazem todas as famílias decentes.

Não há dúvida nenhuma que o CHEGA subscreveria todas as frases do presidente Putin citadas em baixo. O Papa também o faria.

Sem comentários: