04 agosto 2021

Programa do Chega (17)

(Continuação daqui)

(Matriz Política)

17. O CHEGA é nacionalista

Por resgatar o valor identitário, histórico e civilizacional do sentimento nacional. Subjugado ao primado moral da autorresponsabilidade, o sentimento nacional gerou, gera e gerará virtudes coletivas inigualáveis. Os mais de oito séculos da nacionalidade portuguesa, incluindo meio milénio de abertura ao mundo, conferem-lhe um potencial humano excecional.

O Chega defende enfaticamente a ideia de comunidade, a começar pela família. Porém, a importância que dá à comunidade não se esgota na família, na paróquia, na empresa, na freguesia ou no concelho, mas vai mais além até à nação. 

É na ideia de nação que os portugueses se unem através de certas tradições que lhes são comuns, como a sua língua, a sua história, a sua culinária, o seu território, a sua religião cristã. É esta identidade nacional - uma espécie de personalidade portuguesa -  que o Chega defende contra os ventos da globalização e do socialismo que tendem a tornar todas as nações iguais.

O Chega admira muitos países e a sua história, como a Inglaterra ou a França, mas nunca deixará que Portugal se torne uma Inglaterra ou uma França. Para isso, já existem a  Inglaterra e a França. Por outras palavras, o Chega considera que Portugal é único e irrepetível e é esta personalidade nacional que o Chega se esforçará por preservar.

(Continua)

Sem comentários: