06 março 2020

Cartas do Purgatório (15)

Para: eitores do Portuga Contemporâneo

De. Feuisberto Uauande (cf. aqui)

Assunto: Obiteração da honra


Hoje chegou aqui um juiz do Tribuna da Reação de isboa. Chama-se Ouando do Fauecimento. Morreu profissionamente esta semana aí no rectânguo e, em lugar de andar por aí a penar, decidiu transferir-se para aqui mais cedo. O Mestre pô-o no Purgatório à espera de tomar uma decisão definitiva, está no quarto em frente ao meu. Ee está muito nervoso e veio aconsehar-se comigo:

-Uauande… dizem á em baixo no rectânguo que o Mestre é muito ibera…

-É verdade, Ouando… íberaíssimo...

-Então, Uauande… se o Mestre me der iberdade de escoha… achas que devo escoher o andar de cima ou o andar de baixo, Uauande?...

-Oha, Ouando… eu se fosse a ti … escohia o andar de baixo…

-Porquê, Uauande...porquê?...

-Tens á casas de meninas, Ouando… vinho verde… saas de chuto… agazarra toda a noite, Ouando…

-E á em cima Uauande?…

-Freiras, Ouando… padres… conventos… rezas sete vezes por dia, Ouando… Mas tudo depende dos pecados que tu cometeste á no rectânguo, Ouando… assim o Mestre decidirá...

-Pois, Uauande… cometi aguns...mas não são muito graves, Uauande…

-Confessa, Ouando!… confessa!… a confissão iberta o espírito, Ouando…

-Oha, Uauande… o maior pecado que eu cometi … e que cometi mais vezes … foi o pecado da  obiteração da honra,

-Obiteração da honra, Ouando!?…

-Sim, Uauande… vendi várias vezes a obiteraçao da honra… fui eu que inventei este produto financeiro, Uauande…

-E como é que esse produto funciona...também vendem no Eurobic, Ouando?...

-É assim, Uauande... Tu dizes-me: "Ouando... tu andas muito escanzeado…"...

-E depois, Ouando?...

-Depois, eu digo: "Uauande, tu obiteraste a minha honra!...Vais ter de me pagar 30 mi mocas..."

-E se eu não pagar, Ouando!?...

-Aí é que está o segredo do negócio, Uauande… e o pecado também, Uauande…

-(…)

-Se tu não pagares 30 mi mocas, Uauande… ponho-te um processo … e quando o processo chegar ao Tribuna da Reação de isboa  vais ser condenado a pagar 50 mi, Uauande!...50 mi mocas!...

-50 mi mocas, Ouando!...por dizer que tu estás escanzeado!?…

-Sim, Uauande...escanzeado... caoteiro... anafado…careca... peidoso…tinhoso... tudo o que seja obiteração da honra, Uauande…

-Que grande negócio, Ouando!… E quem é que definiu essa jurisprudência á no Tribuna da Reação de isboa?...

-Eu, Uauande… fui eu!... 

-Tu, Ouando!?…

-Sim... fui eu... Uauande… quando chamaram caoteiro ao meu coega Rangeu…

-(,,,)

-De maneira que a gente vivia disto, Uauande… quando precisávamos de dinheiro… um amigo passava por nós e dizia "Que constipado que tu estás hoje…"

-Constipado também é obiteração da honra, Ouando?...

-Então não é, Uauande!?… Era ogo: "Ou pagas 30 mi mocas ou vais para tribuna…"... e se fosse para tribuna… quando o processo chegasse à Reação de isboa… pimba… 50 mi mocas!, Uauande…

-Deve ter havido muita gente a enriquecer com esse negócio, Ouando…

-Oha, Uauande … aqui entre nós que ninguém nos ouve… há um coega meu que até conseguiu comprar um avião!…

-Um avião, Ouando!?

-Sim... Uauande… um avião!... oha aqui… oha aqui, Uauande...  

Sem comentários: