12 fevereiro 2019

o pior erro

O pior erro que um Partido Liberal pode cometer em Portugal é pôr-se contra a Igreja Católica.

A palavra "liberal" tem ainda hoje em Portugal uma certa conotação negativa porque "os primeiros liberais portugueses" - aqueles que emergiram da Revolução Liberal de 1820 - elegeram como alvo principal a Igreja Católica.

O catolicismo não é inimigo do liberalismo. Hoje em dia, é mesmo um dos seus principais aliados.

4 comentários:

José Lopes da Silva disse...

Só para lembrar que isso não é novidade. Não se pôr contra a Igreja Católica foi o grande trunfo do Mário Soares (exactamente ao contrário do Afonso Costa).

francisco disse...

O catolicismo diz-nos que a verdadeira liberdade do individuo está na Verdade ("conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres"), ou seja, no abrir dos olhos para a realidade e para o fim para que fomos criados, nos deveres em seguirmos a vontade de Deus e em fazermos o Bem ao nosso próximo (cujo Bem é o próprio Deus).
Também nos diz que na escolha dos caminhos a percorrer devemos atender à Tradição, no fundo é dar direito de voto à sabedoria dos mortos.

O liberalismo será a liberdade de cada individuo delinear o seu caminho respeitando a liberdade dos outros, em principio não existirá uma Verdade (e a aceitação/autoridade do próprio Deus dependerá de cada um) que será igual para todos como guia do caminho da sociedade.

Como se compatibiliza o liberalismo com a Verdade e a Tradição?
E como se compatibiliza com a autoridade de Deus para sabermos o que é justo e bom fazermos?

francisco disse...

pegando no exemplo do Pedro Arroja,
- no liberalismo cada individuo pode escolher como a sua verdade: «o Pedro Arroja é o pai do Joãozinho» e em conjunto podem escolher essa como a verdade a seguir por todos, o Pedro Arroja até a pode passar a aceitar seguindo a vontade da maioria.

- no catolicismo a Igreja indica, a Verdade é que «o Pedro Arroja não é o pai do Joãozinho», cada pessoa tem o dever de procurar e conhecer essa Verdade e uma vez conhecida tem o dever de a guardar e viver segundo ela. A Igreja está aqui para ajudar cada pessoa neste caminho.

- nos membros da Igreja actual aliada do liberalismo temos na verdade humanismo cristão e não catolicismo, por isso indicam, temos de encontrar um consenso para chegarmos a um bem comum. A Verdade fica na gaveta pois vai desagradar a alguns e então entre todos chega-se a um consenso que satisfaça todas as partes e esse pode ser «o Pedro Arroja é o pai do Joãozinho».

Deixo só como nota que a Iniciativa Liberal sempre é bem melhor do que o socialismo que temos, bem necessitamos de liberdade neste campo.
Contudo, na minha opinião quer o liberalismo quer o socialismo são duas faces da mesma moeda, do desejo de não termos em Deus a autoridade.

Estamos longe da Verdade quando achamos que atingimos a liberdade e emancipação quando praticamos o mal ou escolhemos o erro. Simplesmente em vez de servirmos a Deus servimos outra autoridade.

francisco disse...

Deixe-me só partilhar uma encíclica do Papa Leão XIII que explica muito bem a forma católica de considerar a liberdade humana e de como a Igreja é a favor da verdadeira liberdade e não a favor de um liberalismo:

https://www.capela.org.br/Magisterio/LeaoXIII/libertas.htm

É muito interessante, a Igreja defende o uso da razão para informar a vontade e escolhermos o Bem, faz a defesa da lei natural e da autoridade de Deus pois a lei eterna deve formar a nossa lei.
É a Igreja a lembrar-nos da realidade e do bom senso.

Recorda também aquele dizer de Jesus: "Aquele que comete o pecado é escravo do pecado" (Jo 8, 34)..
Se não seguirmos a lei eterna vamos servir outra autoridade.