19 janeiro 2019

história do Joãozinho (2009-13)

O Centro Pediátrico do Hospital de São João é o Melhor do Mundo, os seus colaboradores conseguem diariamente, apesar de tudo, cumprir com excelência a sua função!
Serviço de Pediatria este que em Dezembro de 2019 completa 60 Anos de Serviço Público.
A Mascote do "Joãozinho" foi criada para movimentar o Sonho de uma Obra de Todos, envolvendo muitas pessoas anónimas que ao longo dos Anos vestiram a Causa, e vestiram-se de "Joãozinho"!
Nesse âmbito já em 2010 o "Joãozinho" vai a Belém vestido por um estudante de Medicina, hoje já Médico, formalizar o Convite à Senhora Dra Maria Cavaco Silva para Presidente da sua Comissão de Honra, seguem-se as Senhoras Dras. Maria Barroso, Manuela Eanes, Maria José Rita, Margarida Sousa Uva, Laura Ferreira, Dona Isabel de Bragança, e Três Crianças, a Maria João, a Maria Álvaro e o Jaime!...uma Comissão de Honra única, e como se diz hoje inclusiva!
O "Joãozinho" leva também a sua mensagem à Assembleia da República onde foi recebido pelo então Presidente, Dr. Jaime Gama!
O Senhor Presidente da República atual deslocou-se propositadamente em 2010 ao São João para conhecer o "Joãozinho", enaltecendo o Projeto quer na sua crónica do jornal Expresso, quer no seu comentário semanal na TV!
Ainda em 2010 a Comissão Parlamentar da Saúde constituida por vários deputados dos partidos com assento parlamentar, visita o Hospital de São João, para conhecer o "Joãozinho"!
Entre as várias atividades realizadas, a Mascote do "Joãozinho" foi ganhando vida própria, tinha e tem o seu próprio património construído através da Esperança Saudável de ser reconhecido como um Amigo para a Vida!
Recorda-se o Natal de 2009 em que o "Joãozinho" saiu à Rua promovendo o Comércio de rua, juntamente com a Tuna da Faculdade de Medicina e tendo como apoio o então Presidente da Associação Comercial, Dr. Rui Moreira, e o Presidente da Associação de Comerciantes, Dr. Nuno Camilo que percorreram as Ruas da Cidade juntamente com o Prof. Doutor António Ferreira e uma vasta comitiva. a que se associou o então Reitor da Universidade do Porto, o então Diretor da Faculdade de Medicina da UP, Prof Agostinho Marques, a então Governadora Civil do Porto, Dra. Isabel Santos, o cineasta Manoel de Oliveira, Atleta Aurora Cunha, Estilista Miguel Vieira, Chefe Hélio Loureiro, Vitor Baía etc, e alguns deputados eleitos pelo Porto como o Dr. José Pedro Aguiar Branco, e alguns jovens a iniciar a sua vida política, como Tiago Barbosa Ribeiro então JS, e outros jovens da JP e JSD!
Em 2012 o então Secretário de Estado do Desporto, Dr. Alexandre Mestre, convida o "Joãozinho" para Mascote dos VIII Jogos da CPLP! O "Joãozinho" foi o ponto de união de mais de 1000 jovens de toda a lusofonia na cidade Mafra! Abraçou Timor, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e o imenso Brasil!
No mesmo ano, a Secretaria do Desporto promove um encontro com a Seleção Nacional de Futebol, e o "Joãozinho" conhece os Grandes Jogadores!
O "Joãozinho" é durante 2012 e 2013 a Mascote da Seleção Nacional de Hóquei em Patins, no campeonato Europeu e no Campeonato Mundial, este em Angola. Ainda em 2013 é a Mascote convidada a estar presente na nomeação da Clínica do Dragão a Clínica FIFA!
Recorda-se aqui a emoção da Grande Soprano portuguesa Elisabete Matos quando em 2012 abraçou o "Joãozinho"!
O "Joãozinho" é o Amigo para a Vida, aquele Amigo que quando visita os Serviços, os Meninos batem palmas e todos querem o seu colo.! Ultimamente o "Joãozinho" é vestido por um jovem com uma doença crónica, utente do São João, e para o qual vestir o fato do "Joãozinho" e dar mimo a todos que o solicitam, ajuda-o também a ter coragem para a Vida. Obrigada Raúl, obrigada Mãe do Raúl!
O "Joãozinho" hoje constitui um desígnio de Todos, Comunidade Hospitalar, Sociedade Civil e várias entidades Públicas.
Desejamos Todos que na edificação das paredes do Centro Pediátrico do São João, estas consigam ainda ser suportadas nos seus pilares pelo essencial do Sonho em concretizar a criação de um Lugar Seguro e Saudável, onde cada Criança doente possa retomar a Saúde para crescer Feliz.
"Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
(Antoine de Saint-Exupéry)

Ana Príncipe
Assessora da Administração do HSJ (actual e anterior)
7 de Novembro 2018
Fonte: aqui

Sem comentários: