03 janeiro 2019

Carta (19-21)

(Continuação daqui)

19. Por esta altura, em lugar de se ter avançado no sentido de proporcionar às crianças condições decentes de internamento, tinha-se dado um passo atrás. Em Março de 2016, quando a obra da Associação Joãozinho foi bloqueada pelo Governo/CHSJ, havia um projecto (datado de Julho de 2012) e uma obra em curso. Agora, sob o argumento de que o projecto estava "obsoleto" porque "tinha mais de 10 anos", nem projecto existe, porque o projecto revisto só é esperado no final do próximo mês de Abril. Mais recentemente, com o aparecimento de um "ante-projeto" no processo, deu-se mais um passo atrás. É desconcertante como é que o Governo/CHSJ conseguiu, apesar da urgência e do escândalo público dos últimos meses, fazer regredir uma obra que há três anos se encontrava em curso até à fase de ante-projecto, que é a fase em que ela presentemente se encontra. Neste processo auto-regressivo, o próximo e último passo só pode ser o de o Governo/CHSJ declarar que a obra não é necessária.

20. No passado dia 25, aproveitando a solenidade do Natal e a presença do Senhor Presidente da República no CHSJ, o Governo anunciou mais uma vez - a quarta, em cerca de dois anos - , através da Senhora Ministra da Saúde, o início da obra. Está agora previsto "até ao final do ano", não ficando excluído o risco de esta data derrapar. Ora, no final do ano, com toda a probabilidade, a Senhora Ministra já não será Ministra, pois as eleições legislativas estão marcadas para 6 de Outubro, não existindo então a possibilidade de a responsabilizar por mais uma promessa não-cumprida.

21. Em vista deste historial, estou hoje convencido que o objectivo deste Governo em relação à ala pediátrica do CHSJ, desde o início, foi o de não a fazer nem a deixar fazer. Estando o Governo a nove meses de terminar o seu mandato, está perto de o conseguir. Quanto a V. Exa., cujo mandato como presidente do CHSJ terminou no passado dia 31, o objectivo já foi conseguido, não fez nem deixou fazer.

(Continua)

  

Sem comentários: