13 janeiro 2019

5 anos

A Associação Joãozinho faz hoje 5 anos e eu também como seu presidente.

Foi criada por escritura pública realizada no gabinete da presidência do HSJ e, entre os seus sócios fundadores, figuraram todos os administradores do HSJ, dois dos quais fizeram inicialmente parte da sua direcção.

Embora a Associação Joãozinho tenha 5 anos, o Projecto Joãozinho tem 10. Foi criado em 2009 pela administração do Professor António Ferreira de que fazia parte também o actual presidente cessante, Dr. António Oliveira e Silva (cf. aqui, pp. 7 e seguintes). O Projecto Joãozinho tem por missão oferecer por via mecenática a ala pediátrica ao HSJ.

Um ano depois, em 2010,  a administração do HSJ tinha já angariado 4 milhões de euros em mecenato (cf. aqui).

A criação da Associação Joãozinho em 2014 visou autonomizar e conferir maior eficácia ao Projecto Joãozinho. No acto da sua constituição ficou assente que todo o património do Joãozinho angariado enquanto o projecto esteve sob a tutela da administração do HSJ (2009-2013) seria transferido para a Associação Joãozinho, a fim de que esta prosseguisse e cumprisse a missão de construir e pagar por via mecenática a ala pediátrica do HSJ.

O património era constituído essencialmente por três elementos: os direitos sobre a marca Joãozinho, o projecto de arquitectura da obra, e dinheiro.

Os dois primeiros foram transferidos prontamente. O terceiro seria transferido cerca de um ano depois: 549 mil euros.

Sem comentários: