10 maio 2018

a razão

As testemunhas iniciam o seu depoimento identificando-se perante o juiz. E quando a Dra. Maria José Barros (cf. aqui) disse a sua data de nascimento, a sua idade coincidia, mais ano menos ano, com aquela que eu lhe atribuía.

Logo depois precisou que tinha sido administradora do HSJ entre Janeiro de 2012 e Setembro de 2013, em período anterior, portanto, ao início do meu envolvimento no Projecto Joãozinho (Janeiro 2014).

E foi neste momento que eu dei um pequeno salto no banco dos réus. E bem precisava porque a sessão estava a ser bastante sonolenta como devem ser todas as sessões em que desfilam umas atrás das outras, testemunhas abonatórias de uma pessoa ou de um instituição. A tal ponto que, por mais de  uma vez, já tinha sentido necessidade de disfarçar um persistente bocejo - uma necessidade, devo acrescentar, que não fui só eu a sentir.

E o meu salto no banco dos reús foi simultâneo a uma pequena conta de cabeça. A Dra. Maria José Barros tinha-se tornado administradora do HSJ muito jovem, ainda na casa dos 30 anos. Ora, o HSJ é o segundo maior hospital do país, gerindo um orçamento anual de mais de 350 milhões de euros, e deve ser o sonho de qualquer gestor hospitalar com mais de 30 anos de experiência para coroar a sua carreira.

Que razão poderia explicar a ascensão da Dra. Maria José Barros àquele lugar em idade tão precoce, ainda por cima sendo a sua formação em Direito, e não em Gestão?

Foi ela própria que, mais adiante, durante o seu depoimento, forneceu a razão:

E a razão foi:

(i) Experiência profissional: tinha 32 anos de carreira como gestora hospitalar.
(ii) Meritocrática: tinha ganho, no ano anterior,  o Prémio da União Europeia para o melhor gestor hospitalar.
(iii) Partidária: tinha sido assessora do Dr. Paulo Rangel quando este foi Secretário de Estado da Justiça.
(iv) Fundacional: tinha sido fundadora do HSJ.
(v) Empresarial: tinha acabado de investir 15 milhões de euros no HSJ.


(Publicarei a primeira resposta acertada)

1 comentário:

Múmia Paralítica disse...

Obviamente o (iii)