09 abril 2017

D. Laura

Eu acredito muito nos resultados deste estudo, a que já fiz referência anterior (sem discutir ao detalhe os números que lá são citados).

A ciência, afinal, vem confirmar uma antiga verdade da fé, a saber, que a  duração da vida humana é, em primeiro lugar, determinada por Deus, embora Ele tenha concedido ao homem uma certa liberdade para influenciar o resultado (o estudo fala em dois terços para Deus e um terço para o homem).

Esta liberdade  manifesta-se não apenas no estilo de vida que cada um decide adoptar, mas também na liberdade - e no encorajamento, acrescentaria eu - que Deus concedeu ao homem para, através dos progressos da ciência, aumentar a duração da vida humana. Mas esta liberdade será sempre limitada em comparação com a liberdade absoluta que só pertence a Deus.

Mas, se é Deus, mais do que o homem,  que determina a duração da vida humana, qual é o comportamento racional por parte daquele que, perante uma situação de morte previsível ou iminente,  já esgotou, ou está em vias de esgotar, todos os recursos da ciência?

Pedir a Deus.

A conclusão é que o homem que, perante uma situação de morte previsível ou iminente, vai a Fátima (ou a outro local) pedir a Deus é um homem perfeitamente racional. Irracional é quem, nas mesmas circunstâncias, lá não vai.

A fé e a razão, a religião e a ciência, não são incompatíveis. A razão é um subproduto da fé e a ciência um subproduto da religião (em linguagem dos conjuntos, a ciência é um subconjunto da religião). Às vezes, a filha quer tanto demarcar-se da Mãe que se torna ridícula, ao ponto de chamar acaso ao Pai, como é patente no artigo  que tenho vindo a referir.

Aquele que, por vezes, é considerado o primeiro cientista da modernidade, Roger Bacon, era um filho da Igreja Católica, um frade franciscano. Ficou apropriadamente conhecido por "Doutor Miraculoso" porque a sua tarefa - a tarefa da ciência - era vista como a  de desvendar os mistérios que Deus colocou na Natureza. Bacon mostra na perfeição como a ciência moderna é filha da Igreja.

Com o advento do protestantismo, e principalmente sob a  influência de Kant - que é justamente considerado o filósofo do protestantismo - a ciência ficou proibida de falar do Pai, entre outras coisas passando a chamar-lhe acaso, e procurou demarcar-se da Mãe, tornando-a mesmo sua inimiga.

Em vão. Ninguém consegue libertar-se da Mãe, como a própria ciência agora vem provar. Parece o conflito entre a Laurinha e a D. Laura. A Laurinha acabará tão D. Laura como a mãe.


4 comentários:

Anónimo disse...

Acreditando que a notícia está correcta, para mim o que os cientistas estão a afirmar é que não sabem, mas para não ficarem mal consigo próprios nem com os demais afirmam ser o acaso.
Mas como já cá ando à uns anos, fico desconfiado de poder andar por aí algum interesse. Se o cancro é obra do acaso então, por exemplo, todos aqueles químicos que se dão aos animais, para melhorar o negócio, não são nocivos para a saúde humana...
É como aquela dos transgénicos. Mas os ratos foram alimentados durante 6 semanas e não surgiram quaisquer problemas. É verdade. Esqueceram-se foi de demonstrar perante as autoridades que os problemas começaram pela oitava semana...

“...pedir a Deus é um homem perfeitamente racional. Irracional é quem, nas mesmas circunstâncias, lá não vai.”

Não percebo a causa efeito.
São dois homens desesperados em que um acredita em Deus e pede-Lhe ajuda, tudo bem. O outro pode não ser crente, logo não lhe ocorre a ideia de pedir ajuda a Deus.
Um não crente pedir ajuda a Deus é que me poderia parecer um acto irracional, o que é diferente de ser ou não um homem racional.

Não será o desespero perante a morte um comportamento irracional?

Anónimo disse...

Acho curiosa a visao antropomorfica do PA em relacao a Deus , o PA acredita que esta la alguem em cima a ouvir e a conceder pedidos?

Elaites

Monte Zephyrus disse...

Professor, gostaria de ler a sua opiniao sobre isto:

http://www.msn.com/en-gb/health/pregnancyparenting/the-map-of-europe-by-fertility-is-a-worrying-sign-of-things-to-come/ar-BBzEa2f?li=AA9SkIr&ocid=spartandhp

O Norte de Portugal ate tempos recentes era uma das regioes da Europa com mais jovens. O Norte de Espanha e tradicionalmente conservador, de Direita, catolico. O que mudo para passarem do 8 ao 80?

Ricciardi disse...

Portanto, para o PA, a parte em que há erros na cópia de células (aleatoriamente) é assacada a Deus na razão de 2/3.
.
Deus será a causa do erro nas cópias das ditas células do qual deriva o cancro?
.
Rb