09 junho 2016

a tempestade perfeita

Vivemos hoje em Portugal uma das situações mais terríveis e perturbadoras da humanidade: a lenta gestação de uma catástrofe. No futuro, quando olharem para o nosso tempo, as pessoas terão muita dificuldade em entender a apatia nacional que conduziu ao colapso de 2017-2018. Nessa altura muitos perguntarão como foi possível tal cegueira, ignorando os verdadeiros problemas, até se cair na ruína? Nós temos a resposta a este terrível enigma em directo e ao vivo.

César das Neves, no DN

PS: A lenta gestação da catástrofe tem um nome, chama-se democracia

15 comentários:

lusitânea disse...

Democracia desde que se não diga que o fassismo nasceu do comunismo...e que "democrata" é fazer descolonização e colonizar-nos

zazie disse...

Não chama nada. Nesse caso era igual em toda a parte e não é.

Chama-se esquerdismo.

Ricciardi disse...

http://www.pordata.pt/Portugal/Crédito+malparado+empresas+devedoras+e+montantes+(percentagem)-2954
.
Eis a razão objectiva para sustentar o desânimo de César das Neves. O crédito mal parado nas empresas. Se o economista estivesse atento perceberia que em 2011 o mal parado era de 7% e q em 2015 passou a ser de 15%.
.
Abriu-se um buraco na banca, provocado por um aumento inusitado (e criminoso) dos impostos directos (o famoso aumento brutal), de 8% do total de crédito concedido. São muitas dezenas de milhar de milhões de euros.
.
A política fielmente seguida por governantes acéfalos deu nisto. Não foi por falta de avisos dos economistas reputadssimos a nível mundial de que a austeridade aplicada em recessão criaria problemas que não existiam. Mas não os ouviram.
.
Na prática, Portugal não tinha problemas bancários. Quem os tinha era a Irlanda e a Espanha. Não tínhamos, mas conseguimos ter. Fizemos tudo direitinho para criar problemas ao sistema bancário. Os outros dois países capitalizaram os bancos deles e andaram para a frente. Portugal, com os seus governantes acéfalos,tb quis ter problemas bancários. Vai daí implementou políticas adequadas ao efeito pretendido.
.
Ora, se fizeram de propósito para arranjar problemas, de q se queixam agora?
.
Rb

Anónimo disse...

Ando a ouvir essa merda há 10 anos. É enquanto o PCP e o PA não tomarem a atitude de levar o país para fora do Euro.

Anónimo disse...

Platão, muito velhinho...
A democracia não serve de antídoto à tirania — serve-lhe de maternidade; não a erradica, incuba-a.

zazie disse...

Isso dizia ele quando servia um tirano

":OP

Luis disse...

"No futuro, quando olharem para o nosso tempo, as pessoas terão muita dificuldade em entender a apatia nacional que conduziu ao colapso de 2017-2018. "
.
lol apatia nacional...quando Portugal defende a Islamização da Europa e a perseguição à Cristandade Russa...Portugal está na linha da frente, não existe cá apatia, e vai de um extremo ao outro do nosso regime politico!! quanto mais cedo implodir este regime, muito melhor....

Luis disse...

o Liberalismo deve retornar a tomar conta de Portugal para vender os activos estratégicos portugueses a Estados Estrangeiros!! em Portugal a entregar activos estrategicos a estados estrangeiros e aos Israelitas tudo em nome do Liberalismo....

Anónimo disse...

Viva a selecção nacional de futebol.
Vamos ganhar o Euro 2016!

Harry Lime disse...

O JCN não podia especificar um bocado?
Quer dizer... dizer que a catastrofe está à porta é um bocado ...bem... vago...

Rui Silva

Euro2cent disse...

Os merceeiros têm umas ganas inexplicáveis aos tiranos, parece que os tiranos são uma espécie de ASAE que os multa se o feijão estiver bichado.

Depois, nos intervalos de anunciar o arroz e as batatas, botam jornalismo a cantar as loas da liberdade, e "morte aos tiranos" e essas coisas.

(Estou a brincar, é nos folhetins e nos filmes, o jornalismo não risca nada, ninguém acredita naquilo. O pessoal só acredita nos anúncios. E nos folhetins.)

Unknown disse...

Conclusão mais que lógica do suicidio nacional cometido no 25A - e celebrado e festejado com pompa e circunstância, como manda a lei e como corresponde a uma fauna de mendigos e de indigentes mentais.
A quem os donos vão permitindo ( até quando? ) a exibição dos sinais exteriores de independência...

Pedro disse...

Isto parece uma daquelas seitas religiosas milenares. Cambada de malucos.

Anónimo disse...


O César das Neves e o Joaquim:

https://www.youtube.com/watch?v=hmyuE0NpNgE

Anónimo disse...

Já emigrei... . Vou ver o "europeu".

Isto está morto