02 abril 2016

Deus criou o ateu

O Papa Francisco tem causado impacto em certos meios católicos mais tradicionais por algumas das suas afirmações. Uma delas é a de que a salvação está aberta aos ateus.

Nós vivemos num tempo em que qualquer verdade evidente causa estranheza e é  capa de jornais - e esta afirmação do Papa Francisco é uma delas. Só no protestantismo é que a salvação não está aberta aos ateus porque aí a salvação só se obtém mediante a fé (princípio Sola Fidei).

Pelo contrário, na doutrina católica a salvação obtém-se pela fé ou pelas obras (ou pelas duas coisas). Um incréu que leve uma vida de boas obras tem abertas as portas da salvação. Não é necessário ter fé. É isto que o Papa Francisco diz no respeito pela mais pura doutrina católica contida no Catecismo.

O aspecto mais difícil de racionalizar no catolicismo é que ele não exclui nada e isso deve-se talvez ao facto de a razão operar de modo dialógico ou exclusivo. A razão exclui e, portanto, não pode admitir uma coisa e ao mesmo tempo o seu contrário.

Porém, cada coisa e o seu contrário são ambas obras de Deus, e portanto, tem de existir algum bem numa e na noutra. Se existe bem no crente também há-de existir algum bem no ateu, porque o ateu é uma obra de Deus. Por que é que ele há-de ser excluído?

Questão diferente é a de saber por que é que Deus criou o ateu. Deve ter tido as suas razões. Não pretendo conhecer todas nem sequer a principal. Mas julgo inferir uma. Deus criou o ateu para que nunca se deixasse de falar Dele (ou para lembrar constantemente aos crentes que Ele existe).

18 comentários:

zazie disse...

Se assim fosse, a Igreja Católica nunca, nem por um minuto, tinha precisado de evangelizar ninguém.

zazie disse...

Acha que há bebés que nascem ateus e outros crentes?

Por favor...

zazie disse...

O ateísmo não provem de um comportamento racional mas de uma qualquer revolta contra o que se quer negar.

É uma orfandade em luta irracional permanente.

O agnosticismo, sim. É racional e creio que esse, sim, pode, pela indiferença, ser mais nefasto para a crença.

Anónimo disse...

Foi ao oitavo dia.

Unknown disse...

Fora da Igreja não há salvação. Mas isso devia ser antigamente, agora com o papa modernaço toda a gente se salva. Ele até faz vídeos ecuménicos e tudo. Faz-me lembrar há uns anos atrás, era eu semiputo, quando em Castelo Branco abriu uma coisa chamada Igreja Peniel. Os fulanos também diziam para irem todos às sessões, fossem católicos, protestantes, etc, era uma grande festa. Com este papa também é assim. Proselitismo? que coisa antiquada! (se for feita por católicos, claro). Este papa está na Igreja católica, mas podia ser hindu, luterano, evangélico. E quanto à salvação, uma coisa é o ateísmo declarado, outra é o respeito pela lei natural. O indígena que não conhece a mensagem cristã mas segue a lei natural e age rectamente é uma coisa, o ateu que rejeita ostensivamente a mensagem cristã é outra. Mas isso era antigamente, claro.

zazie disse...

Pelos vistos era antigamente.

Que coisa mais louca dizer-se que o ateu está salvo.

Então não servia para nada haver catecismo e fé e doutrina e mistério sagrado.

Era tudo igual
eheheheh

Este papa é comuna e o resto vem daí.
Isso e engenheiro químico. Não dá para mais.
":OP

marina disse...

claro . aliás , sem ateus e infiéis , como se faria o apostolado?

zazie disse...

Ora bem. Por essa lógica nem percebo porque vivemos na Terra em vez do Paraíso Terrestre.
":OP

zazie disse...

E não é como se faria o apostolado. É o inverso, se sendo ateu também está salvo, para que se faz apostolado.

marina disse...

o Papa quando diz isso está fazendo apostolado , pah , ele é o sumo apostolo , lá terá uma técnica que a malta não percebe.
vai lá saber , mete a imaginação a trabalhar , criatura de pouca fé !!! :) :)

agora digo isto , pensa Paco prós seus botões , e logo uma serie de ateus começam a olhar Deus menos de lado ? vou experimentar...

zazie disse...

É pá, tu tens cabecinha fraca e vais atrás de tudo. Era o Varoufakas, o Papa e até já embandeiras com o Marcelo.

Treta. Se és tão pelo Paco então maias valias imitá-lo no que toca à eutanásia.

Que é que me interessam os ateus.
A mim interessa-me a Igreja Católica e este Papa só a deixa mal-vista.

Ele é um bandeirinha que anda a toque de noticiário. Não diz nada que se aproveite, fala de mais e apenas usa a Igreja com fins políticos manhosos.

Teoricamente é um zero à esquerda.

zazie disse...

Aliás, nunca vi nenhum ateu a felicitar o Papa. Comunas sim e esses são ateus porque a bíblia deles é outra.

zazie disse...

Essa gente gosta porque percebe a fraqueza e o mais que querem é a destruição da Igreja.

Gostam por isso. Por mais nada porque mais nada há naquilo a não ser palermice pseudo-pobrezinha e montes de politicamente correcto em abracinhos ao "Outro" para ficar bem no retrato

A forma como tem descurado os católicos perseguidos pelos muçulmanos e como ainda defende mais invasão por essa maltosa é suficiente para não se suportar.

marina disse...

já gostei mais do Papa , anda um bocado parolo. o Marcelo para variar da múmia não está mal , mas deixa-o poisar que logo te digo.

zazie disse...

O Marcelo é um idiota e o gozo mais divertido foi terem chamado à dupla Marcelo/Costa o Senhor Contente e o Senhor Feliz.

Este Papa nunca me convenceu e agora começa mesmo a irritar-me.

Anónimo disse...

O Papa Xico é um hereje e um anti-papa. Não é o primeiro e não será o último

CCz disse...

Os ateus, para um crente retorcido como eu, são um sinal da liberdade que Deus permite.

CCz disse...

Ás vezes o catolicismo de Arroja, tal como o do Carlos Novais, faz-me lembrar a reacção do filho mais velho da parábola do filho pródigo.

Para mim o cristianismo está na parábola dos talentos, a responsabilidade de cada um de nós perante nós próprios e Deus, e na parábola do filho pródigo, Deus é amor.