14 março 2016

pela fé e pelas obras

É a questão primária que separou protestantes de católicos e a fonte de quase todas as outras divergências. Trata-se da doutrina da justificação. Como é que um homem se justifica perante Deus, pela fé e pelas obras, como sempre afirmou o catolicismo, ou somente pela fé (Solo Fidei) como viriam a afirmar os protestantes?

A discussão teológica que se seguiu ficou inquinada pelo problema que lhe deu origem - o das indulgências - e ainda hoje a doutrina católica fala da justificação sobretudo por referência ao pecado : "A graça do Espírito Santo tem o poder de nos justificar, isto é, de nos lavar dos nossos pecados e de nos comunicar a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo e pelo Baptismo...".

Mas o cerne da questão não é o pecado, mas uma questão mais geral à qual a citação acima também faz referência - a da justiça, que é a questão de "dar o seu a seu dono". Mais importante do que o pecado - que põe o ênfase no mal, e como reparar o mal  - a doutrina da justificação também  envolve a questão que um homem se pode pôr a si próprio, a qual põe o ênfase no bem, e que é a seguinte:

"Quando cheguei ao mundo encontrei cá pessoas que me acolheram e educaram, bens que me alimentaram e outros que fizeram a minha vida melhor, encontrei um país pacífico onde vivi...etc...etc.., e tudo isso foi uma dádiva, para a qual eu não contribuí em nada. Como é que eu posso retribuir às pessoas que me deram tudo isso,  a maior parte das quais já cá não estão?".

A resposta é dada por Cristo, mas é comum a todas as outras religiões, e é a regra de ouro: "Faz aos outros aquilo que te fizeram a ti". E isso implica obras, não basta a fé.

9 comentários:

Anónimo disse...

"Quando cheguei ao mundo encontrei cá pessoas que me acolheram e educaram, bens que me alimentaram e outros que fizeram a minha vida melhor, encontrei um país pacífico onde vivi...etc...etc.., e tudo isso foi uma dádiva, para a qual eu não contribuí em nada."

Parece básico mas que percentagem de pessoas tem a noção disto?

Filipe

marina disse...

sim , bem pode agradecer. podia ter nascido no bairro das galinheiras , de pai bêbado e mãe prostituta viciada em heroína , que o deixariam en casa bebé de molho no esterco ; ou podia ter nascido na Nigéria e ter morrido com cinco anos picado por moscas e a morrer de sede e fome ; ou podia ter nascido , sei lá , na síria ?
e tudo isso teria sido um castigo ?

zazie disse...

Bem, é ais "não faças aos outros aquilo que não gostavas que te fizessem a ti".

Se for fazer o que lhe fizeram até se justificava um serial killer

eheheheh

Anónimo disse...

O conceito original é:
«não faças aos outros o que não gostarias que fosse feito a ti» e foi ensinado por Hilel, cerca de meio século antes de Jesus.

A frase de Jesus é, mais pela positiva:
«o que quiserdes que vos façam os homens, fazei o também a eles».

marina disse...

hiel morreu no ano 10... grande judeu , viveu mais de 5 séculos ! ora cá temos então um mais velho que job.

marina disse...

que chatice , li a mais , é só meio século . vejo judeu e cego :) cohorror.

Harry Lime disse...

Bem, é ais "não faças aos outros aquilo que não gostavas que te fizessem a ti".

Se for fazer o que lhe fizeram até se justificava um serial killer


Muito bem, zazie!

Acho que o PA apanha a regra de ouro completamente errada. A regre de ouro não é "Faz aos outros aquilo que te fizeram a ti".

A regra de ouro é "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti"...

... É muito diferente!


A regra de ouro do PA abre lugar para a vingança, para o ressentimento e para a divisão: os outros tratam-me mal, logo eu trato mal os outros. A regra de ouro real, a de Jesus Cristo, abre lugar para o perdão, para a união e para a empatia: os outros tratam-me mal, mas no lugar deles não gostaria de ser mal tratado.

Quem não entende isto não tem o direito de de intitular cristão. é tão simples quanto isso.


Rui Silva

Basto disse...

E a serpente de que salva? Já ouviu falar nessa doutrina?

http://www.news.va/pt/news/missa-em-santa-marta-a-serpente-que-mata-e-a-que-s

marina disse...

deixei lá no seu blog um link que parece responder a isso , mas lá que é muito estranho , é.
e fica aqui também.


https://es.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111228234102AA73smT