13 janeiro 2016

rasca

Cheguei à conclusão que, em Portugal, o David Carreira é mais conhecido entre os jovens do que o David Bowie.

16 comentários:

zazie disse...

O Luis Lavoura escreveu por aí que tem 52 anos e nunca na vida tinha ouvido sequer falar nele.

Portanto, não se admire.

Anónimo disse...

Eu também não sei quem foi o pobre. Mas há gostos para tudo...

Naturalmente, num país de alarves, ninguém sabe quem é David William Donald Cameron, nem Margaret Hilda Thatcher. Nem John Wayne, nem Henry Ford, nem Francis Bacon.
Felizmente, é um país habitado por uns merdosos. Torna-se fácil...

José Lopes da Silva disse...

Há mais de 20 anos que o David Bowie não é conhecido entre os jovens.

Anónimo disse...

O que é que os jovens conhecem hoje em dia?

José Lopes da Silva disse...

Conhecem jovens da idade deles, tal como os jovens dos anos 60 e 70 conheciam os jovens dos anos 60 e 70.

Zephyrus disse...

Eu conheci aos 12 anos através da Antena 3.

E aos 18 através da Pitchfork comecei a ter vontade de explorar. E durante o ano ouvi e analisei as letras, na faculdade.

Tinha muitos colegas que tal como eu exploravam o rock dos 60 e 70 e seguiam a Pitchfork.

Não generalizem tanto...

Zephyrus disse...

Ele está nas listas de melhores álbuns e artistas nas revistas de música mais alternativas. Foi por aí que tive vontade de explorar.

Zephyrus disse...

http://pitchfork.com/features/staff-lists/5932-top-100-albums-of-the-1970s/

marina disse...

nem todos os "jovens" contemporâneos do Bowie sabiam ou sabem quem era ele .
e se perguntarem a uma rapariga de 15 , 16 anos quem era o Bowie provavelmente dirá logo que não ; se perguntarem a um rapaz de 20 daqueles que têm sempre os auscultadores postos pois não sei o que dirá ; se perguntarem a um jovem cujos pais ouviam o marco paulo , é capaz de dizer que não ; se perguntarem a um jovem cujos pais ouviam/ ouvem bowie é provável que diga que sim . capital cultural também se aplica à música :)

Harry Lime disse...

Conhecem jovens da idade deles, tal como os jovens dos anos 60 e 70 conheciam os jovens dos anos 60 e 70.

Concordo.

Eu por exemplo, cresci nos anos 80 a ouvir musica "alternativa" e nas minhas primeiras interacções com o Bowie foram através dos albuns "comerciais" que ele editou na altura. Se me tivesse baseado unicamente nas coisas dele que passavam na radio naquele tempo diria que ele era um artista mediano na melhor das hipoteses.

Só escavando um pouco mais (o que na altura não era tão facil como é hoje) é que fui descobrindo as coisas fabulosoas que ele fez nos anos 60 e 70. Isso aconteceu especialmente porque muitas das boas bandas alternativas do tempo o citavam como influência.

Quando gente como os Pixies, os Sonic Youth ou os Joy Division dizem que admiram ou são influenciados por um artista X, tu tens a obrigação de descobrir o trabalho desse artista.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Naturalmente, num país de alarves, ninguém sabe quem é David William Donald Cameron, nem Margaret Hilda Thatcher. Nem John Wayne, nem Henry Ford, nem Francis Bacon.
Felizmente, é um país habitado por uns merdosos. Torna-se fácil...


OK, eu dou o braço a torcer e reconheço que o Bowie pode não ser o tipico xuxa/comuna/blockista/maricas mas não acham que talvez seja um bocado exagerado torna-lo num icone do conservadorismo?

Rui Silva

PS. E já agora quando falas de Henry Ford, não estaras a pensar em John Ford? É que o Henry Ford fazia carros. O John Ford fazia filmes, muitos deles com o John Wayne... Mas pronto calculo que a ignorancia não se resuma apenas aos merdosos que habitam este pais?

Harry Lime disse...

Eu acho natural que o puto tipico de 16 ou 17 anos que não se preocupa muito com a musica que ouve não conheça o Bowie e que conheça apenas o David Carreira e as starlets comerciais "du jour".

O que os puristas saudosos se esquecem é que o próprio Bowie foi em tempos (até aos anos 80!) uma dessas starlets comerciais "du jour". É verdade que a musica que o Bowie fez nos anos 70 era brilhante mas para o puto de 15 ou 16 anos que cresceu nos anos 70 não era muito diferente dos Davids Carreira do tempo que eram para usar e deitar fora.

Alias que ele proprio assumia essa faceta superficial de pop star, mas como tipo inteligente que era manipulava-a for fun and profit. Porque no fim de contas ele era um tipo talentoso e culto: poderia ter optado por outro campo qualquer da criação artisitica. Porque decidiu dedicar-se à musica pop?

Por isso é que este saudosismo bacoco que esquece esta complexidade do homem não me inspira grande confiança.

Rui Silva

marina disse...


ninguém quer canonizar o bowie ( ainda que eu e o iggi pop achemos que foi um presente de Deus -:) ), mas podemos gostar dele , não ? e achar normal que tenha mudado à medida que cresceu...

Anónimo disse...

olha ó rui silva. eu não sou merdoso. Vexa talvez seja

Harry Lime disse...

Anonimo,

Não sei se sou ou não merdoso (talvez seja) mas pelo menos sei a difertença entre o Henry Ford e o John Ford. E tambem conheço os outros nomes da tua lista.

Mas se um criterio para ser merdoso é não saber quem é o Henry Ford (ou o John Ford) então acho que tu estás muito perto de ser merdoso do que eu.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Marina,

O Bowie mudou com a idade e é evidente que todos podem gostar dele. Aqui niguem vai preso por causa da musica de que gosta! Aqui não há comunas (ok, talvez alguns... :) :) :) )

O que toda a gente se esquece quando fala contra as teen pop stars actuais é que o próprio Bowie foi uma teen pop star durante boa parte da sua carreira.

Mesmo outros nomes enormes da musica popular passaram por isso: nos anos 60, os Beatles tinham o mesmo estatuto que um Justin Bieber ou que uns One Direction actualmente. Mas é evidente que a qulidade musical dos Beatkes não é a mesma que a do Justin Bieber. :):):

Rui Silva