17 maio 2015

haverá alguém que defenda os bancos?

Não há economias modernas sem bancos

A narrativa contra os bancos, contra os ricos e contra as empresas, já não vende

4 comentários:

José Lopes da Silva disse...

http://www.positivemoney.org/

Euro2cent disse...

> A narrativa contra os bancos [...] já não vende

Vende sim senhor, e com muito boa razão - os bancos portam-se como farmácias que raptassem crianças e as viciassem em heroína.

Há uma função útil para os bancos, e há desmandos - como o forçar de créditos e hipotecas, as tropelias de "front running" e "high frequency trading", os bonus obscenos aos macacos que têm sorte a atirar setas ao calhas para alvos arbitrarios, etc.
Por cá foram muito bem servidos por cinquenta anos de estrangulamento do mercado de arrendamento (e algum dia se calhar saberemos que mão tiveram nisso).

Eles sabem muito bem como é, e é só pegar nos livros que alguns participantes com rebates de consciência escrevem - Michael Lewis e similares - para ficar esclarecido que praticamente toda a corja de sociopatas pouco mais merece que o cadafalso.

Decerto que há um meio termo entre um extremo de executar sumáriamente estes psicopatas, e o outro de torná-los multi-milionários aceites socialmente como pessoas de grande mérito. De momento estamos demasiado perto deste ultimo.

Não admira que sejam todos fervorosos adeptos da liberdade, e das repúblicas onde se podem associar livremente para praticar. Um monarca que lhes desse chicote e rédea curta e os pusesse a servir o bem comum seria um pesadelo inconcebivel.

Ricciardi disse...

Em suma, euro2cent o problema não está na actividade bancária em si mesma, mas sim naquilo que lhes permitem fazer.
.
Os bancos não forçam créditos. Vc é q os contrai. Se não quiser ninguém o força. Agora, a governança tem q estar em cima e acima e perceber se se estão a gerar créditos em demasia ou não para os interesses económicos da nação. Mas olham para o lado. Podem introduzir, por exemplo, provisões maiores nos créditos ao consumo, e menores no crédito ao investimento industrial, tornando-os desactractivos ou atractivos respectivamente. Ou o contrario se a economia deles precisar.
.
No entanto, dentro da zona euro nada pode ser feito. As leis são produzidas no interesse dos países europeus que podem, e estes pelo interesse de outros países que ainda podem mais: os EUA.
.
As principais alterações ao mercado financeiro foram iniciadas por reagan e pela maggy. Se bem que só em 1999 foi permitido aos bancos poderem usar o nosso dinheiro dos depósitos para o investir nos derivados financeiros. Isto mudou tudo. A crise de 2008 deveio destes negócios.
.
A culpa não é dos bancos. É de quem lhes permitiu operarem desta forma: a governança.
.

Rb

Euro2cent disse...

> É de quem lhes permitiu operarem desta forma: a governança.

"The finest government money can buy", como dizem os ianques.

Está tudo relacionado.