30 abril 2015

começaram os tiros ao Sampaio da Nóvoa


A pior característica dos portugueses é o sectarismo, uma variante do tribalismo, que nos castra e tolhe.
Na política o sectarismo é particularmente maléfico porque baixa o nível do debate para o dos “donos da bola”. Defendemos os nossos e atacamos os adversários como se a nossa família mais próxima estivesse a ser agredida por um exército de marcianos.
Todos têm direito ao sectarismo, verdade seja dita, por ser mais português que o pastel de bacalhau. Contudo, no campo liberal, esta tendência deve ser guardada no armário sob pena de descredibilizar a própria causa da liberdade.
Os liberais devem acolher o debate e evitar os ataques ad hominem, se acreditam no livre mercado das ideias e no sucesso das melhores.
Agora que entramos no período eleitoral, este é um conselho que deixo, com vista a dignificar o combate político. Os tiros ao Costa, ou agora os tiros ao Sampaio da Nóvoa, não têm dignidade. E depois, convenhamos, as propostas socialistas são tão fracas que não falta pano para mangas para um combate limpinho.
Há apenas uma dificuldade que é uma verdadeira casca de banana. As propostas da coligação governamental e da oposição são idênticas e é difícil combater uns sem dizer mal dos outros.
Talvez seja por isso que tantos caem no sectarismo, a doença infantil da politiquice.

9 comentários:

Anónimo disse...

Para quê tanto calimerismo? Qual é o problema de haver "tiros" ao Costa e ao outro choninhas? A esquerda faz isso e pior, como por exemplo não ter respeito pelo Chefe de Estado e pelo Primeiro ministro em funções quando estes não são do seu agrado, como é o caso das repetidas falhas no protocolo só para achincalhar o Cavaco e o Passos. Nem no 25 de Abril a esquerdalha se porta como gente deve de ser, mas os coitadinhos não podem levar "tiros". Tretas. Quem vai à guerra dá e leva. Se querem uma passadeira vão para manequins.

Harry Lime disse...

Jaquim,

Não estarás a atacar ad-hominem todos os que fazem ataques ad-hominem?

:-) :-)

Ou estas a atacar o principio?

Rui Silva

Harry Lime disse...

O mundo é sitio frio, escuro e perigoso e a vida é curta e violenta.

Isto é umaverdade para toda a gente incluindo candidatios à presidencia da republica.

Rui Silva

Anónimo disse...

Caro Rui,

Sim, estou a fazer um ataque ad hominem porque Belzebu soprou-me ao ouvido que o Sr. ia fazer esta crítica e portanto o meu ataque era contra si.
Fui apanhado
:-)

Joaquim

Anónimo disse...

Comunicado à República por Sampaio da Nódoa.

Quando for eleito não avalizarei governos de direita.

Os portugueses têm de crescer democraticamente, e isso só se consegue escolhendo à esquerda.

Além do mais, o badocha da associação 25 da abrilada, não gosta de governos de direita, assim como os palhaços que o acolitam.

Tenho dito
Sampaio da Nódoa
(comunicação intermediada por gaudio- o sectário)

Harry Lime disse...

Jaquim,

Sinto-me honrado pela atenção, mas a verdade é que nunca me ouviste fazer ataques ad-hominem nem cristica destrutiva

Rui Silva

Luís Lavoura disse...

Excelente post. Concordo totalmente,

Anónimo disse...

Caro Luís Lavoura,

Obrigado

Joaquim

Euro2cent disse...

Há coisas que têm, fundamentadamente, má reputação internacional há muitos anos, e uma delas são os Ph.D. em "Education Science".

O homem é doutorado em "ciências da educação" e fez carreira disso. Se tivesse vergonha, dizia que era pianista num bordel.

Não tem, e apresenta-se apoiado pelo ex-presidentes Soares e Sampaio. Esperam que os portugueses lhe mostrem mais que nojo?

Podem gastar o dinheiro que quiserem a dourar esta poia, vai ser a pior vergonha eleitoral que o PS alguma vez passou.

(Depois das próximas legislativas, que também vão correr bem como o caraças.)