01 novembro 2014

que está escrito na Lei?

O homem contemporâneo – diz-se – mais do que uma lei que lhe retire a liberdade, quer uma crença que o compreenda e que justifique as suas opções e acções. Ou seja, uma religião à sua medida, por contraposição à moral e ao dogma sobrenatural.

Para esse propósito, requer-se uma nova escritura e uma nova versão da antiga parábola do bom samaritano ou, melhor dizendo, da nova parábola do mau samaritano. A dita parábola é inserida na resposta de Jesus a quem pergunta o que deve «fazer para alcançar a vida eterna». Ora, a própria suposição de que é preciso fazer alguma coisa para ser salvo, parece superada pelo modo moderno de pensar, que assegura que o céu está já garantido para todos, sem excepção. Nem outra coisa, aliás, seria de esperar da misericórdia divina.

A segunda errata diz respeito à resposta de Cristo, que remete para a lei de Deus. Mas um código objectivo, universal e eterno, que determina, a priori, o que está bem e o que está mal, é algo insuportável para a nossa mentalidade pós-moderna. Portanto, onde consta que Jesus disse: «Que está escrito na lei? Como é que lês?»; dever-se-ia ler: «Que deseja o teu coração? Que sentes?».

P. Goçalo Portocarrero de Almada

2 comentários:

Anónimo disse...

Lá está, ele há leis, mas a interpretação das mesmas muda.
.
Jesus veio (re)interpretar as mesmas leis e dar-lhes um cunho distinto, onde o Amor é a palavra chave para a interpretação e não propriamente a conduta dos pecadores.
.
Desjudiciou a religião onde Ele próprio cresceu. A lei existe e é a mesma, mas a forma como se aplica tem em devida conta a pessoa concreta. Não cometerás adultério é uma das leis mosaicas; a pena era o apedrejamento; mas isso não significa que Jesus não tivesse salvo a prostituta proporcionando-lhe vida nova. A prostituta mudou devido a um acto de Amor. Não mudaria devido a um acto de punição.
.
Porque Ele sabe os motivos e motivações dos pecadores. E percebe que é mais Santo o esforço de quem nasce num meio de pecado do que a conduta impecável da pessoa que nasce em meios vituosos. Jesus repescou, de certa forma, a inteligência justicialista de Salomão.
.
Rb

Anónimo disse...

Os comunistas são especialistas em apagar nas fotografias.Os católicos vão ter pelos vistos que apagar Sodoma e Gomorra.E abrir as igrejas aos eternos moderados islâmicos...