26 agosto 2014

os liberais devem ser claros


Description: nónimo mm disse...

voce acha mesmo que discutir os problemas do sns, educacao, seguranca social... nos termos que voce usa neste post traz algum benefício para uma discussao séria das questoes que estao realmente em cima da mesa? ou isto é só mesmo masturbacao intelectual para satisfazer a sua veia académica?

Gostaria de destacar este comentário ao meu último post por me parecer que transmite um optimismo que faz falta mas de que, infelizmente, não partilho.
Não conheço o autor, mas presumo que se trata de um homem, na casa dos 40, com filhos, com formação superior, culto e com alguma experiência política. É possível que seja professor universitário, talvez de sociologia ou de ciência política. Também pode ser advogado ou engenheiro, caso em que seria de destacar o seu interesse pelos problemas sociais.
Trata-se de uma pessoa que compreende perfeitamente as dificuldades do País e que sente a urgência de uma discussão séria “das questões que estão realmente em cima da mesa”. E quais são essas questões?
Estamos falidos, carregamos às costas com um Estado Social incomportável e os partidos políticos não têm nenhuma estratégia para descalçar esta bota. Porquê?
Porque a maioria da população é socialista e nenhum partido político tem coragem para dizer com todas as letras: “meus amigos, acabou-se o dinheiro dos outros”. Receiam ser decapitados na praça pública.
Neste contexto como é possível qualquer outra abordagem que não seja “chamar os bois pelos nomes”? Claro que os defensores do SNS, da educação pública e da SS, não são liberais – nem são amigos da liberdade. E claro que estas estruturas soviéticas não têm conserto. Estas minhas afirmações não estão em causa, por que são factuais.
O que me sugere o nosso comentador “mm” é que opte por circunlóquios e metáforas. Que não espante o peru enquanto se prepara a aguardente e o cutelo.
Não faz o meu estilo, nem é hábito dos liberais. Nem estamos a lidar com perus. Se não formos firmes e claros o cutelo vai virar-se contra nós.

6 comentários:

zazie disse...

Qualquer pessoa com um mínimo de perspicácia topava que mm só pode ser uma mulher.

Anónimo disse...

Oh Joachim, vc preferia que o povo tivesse mais liberdade para escolher onde cuidar da sua saúde, mas a alternativa que lhes dá é o exemplo Gringo onde o povo gasta mais do dobro para ter cuidados de saúde semelhantes aos nossos.
.
Ao menos, podia pugnar por mais liberdade para a populaça mas apresentar-lhes uma vantagem efectiva, uma cenourinha para orientar o pessoal vá.
.
Já na educação e na SS um gajo pode ter essa percepcção, por comparação, de que maior liberdade pode ser mais vantajoso caso se mude o sistema.
.
Mas na saúde não. São factos. A razão, na minha opinião, é simples. A saúde é uma área muito particular e excepcional em economia.
.
Rb

cfe disse...

Que modelo soviético e esse? La havia filas porque era tudo racionado: o contrario de Portugal. O medo dos portugueses e a carestia. Sim porque sabem logo o que perdem e não imaginam o que podem ganhar.

Zé Luís disse...

mm: muito meritório post

JSP disse...

E o senhor , apesar de tudo, ainda não "crismou" o boi mor e, no fim de contas , o que resume isto tudo: a perda, real e totalmente irreversível, da independência.
Por enquanto ainda nos permitem aparecer nos mapas com côr diferente e "votar", nas ocasiões designadas, nuns feitores que os nativos tomam por governates...Resta saber até quando...

Anónimo disse...

O melhor tratamente para a artrose

https://www.youtube.com/watch?v=bhJc01VYXtI