23 julho 2014

a diferença entre uma , e um ;

A chamada Prova de Avaliação de Conhecimentos e de Capacidades - preparada pelo IAVE (nome que evoca uma empresa de camionagem...) é, na minha opinião, uma aberração total. Não vou porém perder tempo a explicar porquê. Basta dizer que é um aborto de um sistema já de si aberrante que é o nosso sistema de educação. É uma espécie de fruto de tara genética.

Os socialista inventaram o ensino público gratuito da pré-primária ao doutoramento e agora estão a tentar colmatar as falhas das "consequência indesejáveis" (Hayek) da intervenção do Estado. Problema deles.

Neste contexto o que se poderia esperar de uma prova destas? Que fosse capaz de seleccionar bons professores? Está quieto, um bom professor nunca pode ser um apparatchik do ME. Talvez seleccionar bons burocratas.

Pessoas capazes de compreender a diferença capital entre uma vírgula (,) e um ponto e vírgula (;). Reparem nesta pergunta:

Item 24

24. Indique a opção que contém uma frase incoerente.

(A) O certificado foi devolvido aos serviços administrativos, pois omitia a designação completa do curso realizado, apesar de mencionar o grau obtido e a respetiva classificação.
(B) O certificado mencionava o grau obtido e a respetiva classificação; porém, omitia a designação completa do curso realizado, razão pela qual foi devolvido aos serviços administrativos.
(C) O certificado mencionava o grau obtido e a respetiva classificação, mas foi devolvido aos serviços
administrativos por omitir a designação completa do curso realizado.
(D) O certificado omitia a designação completa do curso realizado; no entanto, mencionava o grau
obtido e a respetiva classificação, razão pela qual foi devolvido aos serviços administrativos.


Sem comentários: