21 março 2014

anarquia...

...dizem que é utópica... mas vivem nela...na objectiva ausência de um monopólio da violência capaz de impor um direito civil, um direito penal, uma agência única, etc.

E se existe razão para a civilização ter nascido e progredido na Europa foi mesmo a sua anarquia política, mas cimentado pela ideal cristão (católico em particular) do universalismo na diversidade e a ideia de um direito e justiça natural, independente da vontade declarativa do homem.

3 comentários:

Rui Alves disse...

É só impressão minha, ou este mapa põe Portugal a perder independência para a Espanha entre 1537 e 1593?

Anónimo disse...

o mapa tem algumas imprecisões, mas serve para dar uma ideia da agitação que tem tido a europa.
Mas não foi a unica região do mundo assim.
Por baixo desta agitação sempre teve o cimento do cristianismo e em particular do catolicismo.

Além disso a cultura europeia tinha 2 raizes que favoreciam o desenvolvimento cientifico.
A grega, com a sua tradição de especulação intelectual. Mas na grecia o trabalho escravo impedia que as máquinas fossem desenvolvidas.
em todo o mundo politeista a confusão entre o natural e o sobrenatural, a atribuição de caracteristicas divinas à natureza era um obstaculo ao desenvolvimento cientifico.
Para além disso no crisitanismo o estudo da natureza é o estudo da obra de Deus e fez-se mesmo sem ter objetivos práticos, de lucro. Mas com o passar do tempo e o acumular dos conhecimentos os resultados desses estudos cientificos que pareciam não dar lucro nenhum acabaram por produzir avanço tecnologico.

Por volta do ano 1000 a europa estava atrasado em relação a várias outras regiões do mundo, mas é partir daí que começa a arrancar e a desenvolver-se mais rapidamente que qualquer outra região.

ocni

tric disse...

depois de hoje um Governo não Democrático saido de um Golpe de Estado ter assinado um Acordo com a UE demonstra bem a natureza da Europa...ainda por cima quando o actual governo golpista de Kiev ja deve ter mais presos politicos que a Caracas...esta Europa...