06 fevereiro 2014

inconseguido

Ontem, o ministro da educação Nuno Crato afirmou na TV, para quem o quis ouvir, que o sistema de educação em Portugal era completamente soviético.

Para mal dos meus pecados, eu tenho afirmado o mesmo milhentas vezes, não só em relação à educação mas também à saúde e à segurança social. Cerca de 75% do OE está sovietizado, é um facto. Um facto que nos empurra para a miséria, ainda mais do que qualquer outro modelo de Estado Social moderno.

O que é novidade é ser um membro do governo a dizê-lo às claras, admitindo implicitamente que é impotente (ou inconseguido, como se diz agora) para dar a volta à situação. Qual é então o seu papel?

À frente de uma organização soviética que gasta milhares de milhões de Euros, num país falido, Nuno Crato é, e tem estômago para ser, um aparatchik do Comité do Centrão. Francamente!

3 comentários:

Anónimo disse...

Joachim, o grau de sovietização da economia mede-se pelo peso do OE na economia total.
.
No caso portugues o peso é de 47%. A alemanha, que é mais sovietica, é de 49,5%. Os escandinavos, ainda mais sovieticos, é de 56%. A inglaterra, paradigma da sovietização, é de 51%.
.
Em suma a sovietização da economia portuguesa é inferior à média da OCDE e inferior à da zona Euro organizações constituidas por regimes sovieticos.
.
Anyway, Crato referia-se ao extremismo dos sindicatos.
.
.
Agora vamos ver o peso dos Salarios da função publica no total do PiB.
.
Zona Euro: 10,6%
Portugal: 9,8%
Dinamarca: 18,4%
.
Rb

Anónimo disse...

Caro Rb,

Nóas não somos dinamarqueses.

Joaquim

Anónimo disse...

O Joaquim sempre foi um dos avispados em anticipar que esta historia de euro nunca poderia caminhar para bem...